Petistas repudiam denúncia e “espetáculo” do MPF contra Lula

Senadores, deputados e líderes políticos se manifestaram nas redes sociais; atuação de procuradores é considerada descabida por não apresentar provas

Heinrich Aikawa/Instituto Lula

Lula em visita a Fortaleza (CE)

Senadores, deputados e líderes políticos se manifestaram, pelas redes sociais, em repúdio às acusações do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para Humberto Costa (PT-PE), líder do PT no Senado, a acusação do MPF é “um espetáculo dantesco”. “Uma materialização de que há uma perseguição política clara no Brasil cujos objetivos eram derrubar a presidenta Dilma. Agora, querem inviabilizar a candidatura de Lula à Presidência da República em 2018, se for o caso, e destruir a esquerda. Esse objetivo está claro. Escolheram o culpado: o Lula”.

Ele acrescentou que “ficam fazendo um contorcionismo de investigação para provar essa acusação. O presidente Lula agora é obrigatoriamente proprietário de um apartamento que não há nada que prove que é dele. Eu pergunto: já investigaram os milhões de Serra no exterior que foi denunciado? Já investigaram os milhões de Temer, que foi denunciado? Já investigaram o Fernando Henrique Cardoso? O Dallagnol nunca cogitou investigação sobre isso. Estou indignado”.

Em coletiva, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) afirmou que querem criminalizar o Lula como parte do golpe. “Estamos assistindo o capítulo final do golpe. Os golpistas não descansarão enquanto não tirarem de cena o presidente Lula. Querem tirar de cena o principal líder popular e potencial vencedor de qualquer eleição”.

Os golpistas não descansarão enquanto não tirarem de cena o presidente Lula. Querem tirar de cena o principal líder popular e potencial vencedor de qualquer eleição

O deputado ainda afirmou que o MPF está assumindo postura política e seletiva. “Estou dizendo que existe um conjunto de evidências e seletividades que são cristalinas e revelam condutas desiguais frente a fatos semelhantes. Está na mão dos mesmos procuradores e do Sérgio Moro, denúncias que envolvem Cunha e sua família, e ninguém foi chamado para depor sob alegação que não se tinha o endereço”.

Para Guilherme Boulos, do MTST, trata-se de uma seletividade escandalosa. “Cunha solto. Perrella, Jucá e Aécio no Senado. Capez presidindo a Assembleia paulista. E Lula indiciado como chefe-maior da corrupção. Isso é mais uma evidência de que a perseguição a Lula não é por conta de seus erros. Lula está sendo atacado por aqueles que sempre representaram o que há de mais retrógrado e corrupto na sociedade brasileira. E por um Judiciário de seletividade escandalosa. Este linchamento não passará sem reação”.

Aloizio Mercadante, ministro nos governos Lula e Dilma, disse que recebeu com indignação a notícia de que o presidente Lula e sua esposa Marisa Letícia foram denunciados nesta terça-feira. “Depois do golpe de estado que retirou a presidenta Dilma da presidência da República, tentarão inviabilizar, em 2018, a candidatura da maior liderança política e do melhor presidente da história recente do Brasil. Sigo acreditando na justiça e nas instituições brasileiras, por isso, estou confiante de que, pela mais absoluta falta de provas, essa denúncia não será acatada. Fica minha solidariedade ao presidente Lula e a toda sua família.”

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) compartilhou imagem mostrando os “crimes” que realmente incomodam a elite e também se posicionou, em vídeo, contra a denúncia.

Os crimes de Lula

Publicado por Gleisi Hoffmann em Quarta, 14 de setembro de 2016

Uma grande ação midiática do MPF para atacar Lula! "Não esperem provas", disse o procurador! Isso é abusivo e arbitrário!

Publicado por Gleisi Hoffmann em Quarta, 14 de setembro de 2016

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) atacou a falta de provas dos promotores contra o ex-presidente.

FARSA DO MPF CONTRA LULA É NOVA ETAPA DO GOLPEA farsa protagonizada pelo MPF hoje, ao apresentar uma denúncia esdrúxula contra Lula, tem um único objetivo: dar prosseguimento ao calendário do golpe, iniciando uma caça às bruxas em uma verdadeira inquisição. Vamos denunciar internacionalmente e combater o golpe continuado nas redes e nas ruas!

Publicado por Lindbergh Farias em Quarta, 14 de setembro de 2016

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) também se posicionou, ressaltando que “é um absurdo apontar Lula como chefe de uma organização criminosa apresentando como ganho efetivo um apartamento no Guarujá que nunca lhe pertenceu”.

DENÚNCIA CONTRA LULA CARECE DE FUNDAMENTOO Ministério Público Federal acaba de denunciar o ex-presidente Lula por…

Publicado por Paulo Teixeira em Quarta, 14 de setembro de 2016

Outro deputado a repudiar a ação do MPF foi Carlos Zarattini (PT-SP):

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) questionou a ausência de provas contra o ex-presidente em sua intimação:

O ex-ministro Tarso Genro apontou a gravidade da situação:

Coletiva em SP

O ex-presidente Lula fará, às 13h desta quinta-feira (15), um pronunciamento para a imprensa nacional e internacional em São Paulo. A coletiva será no Novotel Jaragua (Rua Martins Fontes, 71 – Centro).

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast