Petroleiros e petroleiras criam Instituto José Eduardo Dutra

O XVII Congresso Nacional da FUP aprovou por unanimidade a criação do instituto que fomentará pesquisas e propostas para o setor do petróleo

Diego Villamarin

O XVII Congresso Nacional da Fundação Única dos Petroleiros

O XVII Congresso Nacional da FUP, que reuniu em Salvador cerca de 400 petroleiros e petroleiras de todo o país, aprovou por unanimidade, na noite de sábado (5), a criação do Instituto José Eduardo Dutra de Pesquisas Sociais, Econômicas e do Trabalho nas Indústrias do Ramo Energético.

O Instituto abrigará o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Estudos Estratégicos e Propostas para o Setor de Óleo e Gás (GEEP), que tem subsidiado a FUP nos embates para que o Sistema Petrobrás e o pré-sal estejam no centro das políticas de fomento da indústria nacional e do desenvolvimento do país.

Para o coordenador da FUP, José Maria Rangel, o nome do Instituto é uma “justa homenagem ao Senador que teve a sensibilidade de criar um projeto de lei que anistiou as pesadas multas que nós petroleiros tivemos durante a greve de 1995”, lembrando que José Eduardo Dutra também foi o responsável pela “retomada da Petrobrás como uma empresa do Estado”, quando presidiu a companhia entre 02 de janeiro de 2003 e 22 de julho de 2005.

“Através do instituto, esperamos poder intensificar o debate com a sociedade brasileira para que a Petrobrás volte a ser a grande indutora do desenvolvimento do país”, explicou Zé Maria.Presente à plenária que aprovou o estatuto de criação do Instituto, a irmã do ex-senador, Maria Christina Dutra Fernandez, agradeceu, emocionada, a homenagem.

“Os valores determinantes do instituto (defesa da soberania nacional, respeito aos direitos humanos e sociais, emancipação dos trabalhadores, luta por uma sociedade justa, democrática e autossustentada e respeito à coisa pública) são exatamente os princípios que sempre nortearam a vida pública de Zé Eduardo”, afirmou.

Zé Eduardo Dutra, presente!

José Eduardo Dutra teve sua vida marcada pela luta em defesa da soberania energética e dos direitos da classe trabalhadora. Ingressou no Sistema Petrobrás, nos anos 80, quando trabalhou como geólogo da Petrobras Mineração (Petromisa), entre 1983 e 1990, subsidiária extinta pelo governo Collor.

Foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe e dirigente nacional da CUT. Em 1994, foi eleito senador pelo PT, partido que presidiu de 2010 a 2012.Como primeiro presidente da Petrobrás no governo Lula, José Eduardo Dutra deu início ao processo de revitalização que transformou a empresa numa gigante do setor, capaz de descobrir e desenvolver a exploração do pré-sal, que é hoje responsável pela produção de mais de 50% do petróleo do país.

Dutra também presidiu a Petrobrás Distribuidora (BR), entre 2007 e 2009. Após uma luta árdua contra o câncer, ele faleceu no dia 04 de outubro de 2015.

Importância do Geep

O GEEP reúne pesquisadores, especialistas e acadêmicos que estudam o setor de óleo e gás, que desde o início do ano, vêm assessorando a FUP com pesquisas e propostas para a Petrobrás retomar seus investimentos e o papel de indutora da indústria nacional.

Atualmente, participam do grupo o economista e professor da UFRJ, José Luís Fiori, o sociólogo e professor da FESPSP, William Nozaki,  o economista do Dieese, Cloviomar Cararine, o economista e professor da UFRJ, Eduardo Pinto, o pesquisador da Cátedra Celso Furtado/ FESPSP, Rodrigo Leão, a doutora em administração pela UFSC, Paola Azevedo, e a mestranda da UNB, Caroline Vilain.

As análises e artigos do Geep podem ser acessados no portal da FUP.

Do portal da FUP

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast