Pimentel critica “justiçamentos” e nova tentativa de golpe

Em solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, o governador de Minas Gerais afirmou que “a injustiça contra as vítimas da acusação infundada” é “eterna”

Foto: Manoel Marques/Imprensa MG

Manoel Marques/Imprensa MG

Governador Fernando Pimentel entrega a honraria do Grande Colar ao presidente do STF, Ricardo Lewandowski.

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), criticou a mais nova tentativa de parte da oposição de articular um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, nesta terça-feira (21), durante a entrega cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto.

“Não tem o menor cabimento, não tem fundamento jurídico”, declarou Pimentel a jornalistas após o evento.

Antes, o discurso de Pimentel ressaltou a história de Tiradentes a quem chamou de “injustiçado”. O petista afirmou que “os justiceiros passam, mas a Justiça fica para sempre” e que “os justiçamentos podem ser tudo, menos a Justiça”.

“Lembremos a Inconfidência. As acusações, quando a serviço de estratagemas políticos, morrem; os acusadores, morrem; mas a injustiça contra as vítimas da acusação infundada, essa é eterna”, afirmou o governador.

A solenidade de entrega da medalha da Inconfidência foi aberta ao público pela primeira vez, após ter o acesso restrito nos últimos 12 anos. Neste ano, a honraria do Grande Colar foi entregue ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.

Pimentel ressaltou os julgamentos “sem viés” e imparciais do ministro. “Quis o destino que estivéssemos homenageando este homem, que teve a coragem de ir contra os aparentes consensos, sem se deixar intimidar, atuando sempre pelo senso de justiça e pelo espírito republicano, que marcam sua trajetória”, disse à Lewandowski.

“É uma grande honra. Isso me deixa mais confiante, mais convicto, mais forte, na promessa que fiz de defender a Constituição e as leis do país, porque afinal de contas hoje nós homenageamos Tiradentes, que foi não apenas um lutador pela liberdade, mas foi também um lutador contra a autocracia e o autoritarismo”, declarou o ministro.

A solenidade homenageou ainda 141 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Na ocasião, o governador transfere de forma simbólica da capital do estado para Ouro Preto, em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Da Redação da Agência PT de Notícias