Polícia Federal investigará denúncias contra FHC

Parlamentares do PT e do PCdoB entregaram, na última semana, pedido para abertura de investigação sobre eventuais crimes cometidos por FHC

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Privatização com FHC gerou escândalos e não abateu a dívida pública. Pelo contrário: o buraco dobrou com os governos tucanos, apesar da venda de empresas estatais

O Ministério da Justiça determinou, nesta sexta-feira (26), que a Polícia Federal abra inquérito para investigar a denúncia de que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) usou a empresa Brasif S.A Exportação para pagar pensão no exterior a um filho da jornalista Mirian Dutra Schimidt, com quem o então senador teve um relacionamento extraconjugal entre as décadas de 1980 e 1990.

Em nota, o ministério informa que o inquérito tramitará em segredo de Justiça. Ao jornal Folha de S.Paulo, Mirian Dutra disse que assinou um contrato fictício de trabalho com a Brasif por meio do qual recebia recursos enviados pelo ex-presidente ao filho dela, Tomás Dutra.

No final da semana passada, a Brasif negou que intermediasse a remessa de dinheiro de Fernando Henrique para a jornalista. A empresa, no entanto, confirmou ter contratado a jornalista, em 2002, mas negou participação do ex-presidente na contratação ou no depósito dos pagamentos.

O ex-presidente também nega que tenha usado a Brasif para enviar recursos para o exterior. Em nota, Fernando Henrique admitiu que mantém contas no exterior e que presenteou Tomás com um apartamento.

Pedido de apuração – Parlamentares do PT e do PCdoB entregaram, na última semana, requerimento ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pedindo abertura de investigação sobre eventuais crimes cometidos pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC).

No documento, são apontadas suspeitas de evasão de divisas, corrupção passiva e crime contra a ordem tributária, todas baseadas no caso divulgado recentemente pela imprensa da relação do tucano com a jornalista Mirian Dutra.

“As matérias mencionadas levantam dúvidas quanto a conduta do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e devem, por este motivo, ser apuradas”, diz o requerimento.

“Não se trata, por óbvio, de adentrar na intimidade da vida amorosa do ex-presidente, no entanto, os fatos relatados podem ser tipificados como crime de evasão de divisas, corrupção passiva e crime contra a ordem tributária”, conclui o documento.

*Com informações da Agência Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast