População qualificada garante crescimento do país, afirma Tereza Campello

Pronatec Brasil Sem Miséria forma mais de mil alunos nas cidades de Eunápolis e Teixeira de Freitas. Ministra Tereza Campello desataca importância da capacitação para o desenvolvimento nacional

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, destacou, durante cerimônia de entrega dos certificados para 1.062 alunos do Pronatec Brasil Sem Miséria em Eunápolis (BA), que a qualificação profissional deve ser continuada. “O Brasil só vai continuar crescendo se vocês continuarem se qualificando”, afirmou. O evento ocorreu na sexta-feira (21) na cidade que fica a 632 km de Salvador e contou também com a participação do governador Jaques Wagner e da presidenta Dilma Rousseff, por meio de um vídeo exclusivo para a cerimônia.

Para a ministra, a Bahia e o Brasil vivem uma realidade bastante diferente de outras épocas, porque o governo federal passou a oferecer cursos profissionalizantes para a população de baixa renda de acordo com a realidade regional. “Antes faltava emprego para quase todos os profissionais que se qualificavam. Hoje, existem oportunidades para todas as profissões”, destacou Tereza Campello.

“Nos últimos anos, milhões de brasileiros deixaram a pobreza para trás. O Brasil se tornou um país mais justo. Uma terra de oportunidades. Cada um de vocês possui a força e o trabalho”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff, em um vídeo em que saudou os formandos. O governador Jaques Wagner ressaltou a importância dos cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria para o futuro dos baianos. “A Bahia é o terceiro estado com mais matrículas no Pronatec. Isso significa treinar a juventude para disputar as melhores oportunidades de emprego.”

Mais de 66 mil baianos matriculados até a primeira quinzena de fevereiro em cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria tiveram a oportunidade para mudar de vida. “A parceria entre o governo estadual e federal é muito forte. O Brasil tem uma população carente que quer e precisa de oportunidades e que tem lutado para isto”, destacou a ministra, que ainda apontou as mulheres como maioria no programa. Na Bahia, 72% dos inscritos são do sexo feminino.

O estado é o terceiro com maior número de inscritos nos cursos em todo o Brasil, que já totaliza mais de 940 mil, atrás apenas do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Os cursos mais procurados nos dois municípios baianos foram os de operador de computador, auxiliar administrativo, montador e reparador de computador, costureiro e modelista. No primeiro semestre de 2014, serão ofertadas 934 vagas em 24 cursos, escolhidos de acordo com um diagnóstico do mercado de trabalho da região.

(Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome)

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast