Posse de Rui Costa marca 12 anos de governos petistas na Bahia

A cerimônia comandada pelo presidente da Alba e senador eleito, Angelo Coronel, marca o início do quarto mandato de governadores do PT no estado

Divulgação

Posse de Rui Costa, governador da Bahia

Rui Costa tomou posse do seu segundo mandato como governador do Estado da Bahia, nesta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

A cerimônia comandada pelo presidente da Alba e senador eleito, Angelo Coronel, marca o início do quarto mandato de governadores petistas na Bahia. São doze anos de um governo democrático e popular a frente do Pálacio de Ondina, que tem mantido a Bahia na linha de frente dos estados que puxam a retomada do crescimento no país.

Em seu discurso de posse Rui Costa comenta sobre a felicidade de ser “reeleito com a maior quatidade de votos da história política da Bahia, tanto em termos absolutos quanto em percentual de votos válidos” e que esta vitória o enche de orgulho, mas “traz ainda mais responsabilidades”.

“Não tem palavras que consigam descrever o que é ser eleito com 75,5% dos votos válidos”, afirma. Para o governador releito é um grande orgulho em ser reconhecido pela imprensa como o governador que mais cumpriu promessas de campanha. Rui firmou o compromisso de que nesta nova gestão estará ainda mais empenhado em realizar os compromissos assumidos com o eleitorado.

Entre as principais frentes de trabalho do governo que se inicia, estão a Ponte Salvador-Itaparica como uma das obras que marcarão os trabalhos do segundo mandato, os investimentos para a dinamização da agroeconômina baiana, com compromisso “ao respeito do meio ambiente e convivência com os biomas, principalmente o semiárido”, afirma. Rui defendeu o compromisso em garantir o acesso universal a água, sobretudo para as regiôes do semiárido. Para tanto muito trabalho está sendo realizado em obras de abastecimento e esgotamento sanitário.

Rui também defendeu a importância do enxugamento da máquina estatal e do ajuste fiscal levado a cabo durante a sua gestão. São essas ações que possibilitaram sanar as contas públicas, garantindo o pagamento em dia dos servidores. Em suas palavras, isso “é mais a obrigação” de um governo, “mas é uma obrigação que 18 estados brasileiros não conseguiram cobrir”, pontando que a maioria desses estados possuem arrecadação maior que o dobro da arrecadação da Bahia.

“Sou parte de um projeto comprometido com a democracia, de tal maneira e numa relação tão saudável e produtiva com a sociedade, que só sabemos governar junto as pessoas”, afirma. Ressaltou que “é o governador de todos os baianos” e governará para todos “sem distição de credo, raça ou posição ideológica”, mas que priorizará os mais fragilizados e os que mais precisam do seu apoio. Antes da posse, em coletiva à imprensa, Rui afirmou que neste segundo mandato o seu compromisso fundamental será com a educação.

Juntamente com Rui, tomou posse para o segundo mandato o vice-governador João Leão. Entre as diversas autoridades presentes na posse, estiveram os senadores Otto Alencar e Walter Pinheiro, a senadora e deputada federal eleita pelo PSB, Lídice da Mata, e o ex-governador e senador eleito pelo PT, Jaques Wagner, assim como o presidente do PT Bahia, Everaldo Anunciação e demais representantes partidários.

Por PT Bahia

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast