Povo não é prioridade para Bolsonaro, e popularidade do governo despenca

Parlamentares petistas lembraram que queda na avaliação demonstra claramente que os mais pobres já perceberam que eles não são prioridade de Jair Bolsonaro (PSL)

Lula Marques

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara afirmaram pelo Twitter, nesta segunda-feira (29), que a queda vertiginosa de apoio ao governo de Jair Bolsonaro – desde a posse até o mês de abril – na última pesquisa Ibope, demonstra claramente que a população, principalmente os mais pobres, já perceberam que eles não são prioridade para o atual governo. Os comentários se baseiam em reportagem do jornal do Estado de S. Paulo, a partir de recente pesquisa do Ibope. O levantamento aponta redução maior da popularidade entre eleitores do Nordeste e os de baixa renda, principalmente das capitais.

No Nordeste, de cada dez eleitores que consideravam o governo bom ou ótimo, quatro já mudaram de ideia. Em outras regiões o ritmo da queda é menor. No Sudeste e no Sul, respectivamente, três e dois a cada dez deixaram de apoiar o governo.

Em relação aos mais pobres (que ganham até dois salários mínimos) que aprovavam o governo em janeiro, um terço já mudou de opinião. Entre os eleitores com renda superior a dois mínimos, apenas um quinto mudou de opinião.

A aprovação do governo Bolsonaro também caiu de forma significativa nas capitais. Segundo a pesquisa, em janeiro as taxas aprovação (ótimo ou bom) – nas capitais e no interior – estavam em 47% e 51%. Em abril, passaram para 30% e 37%, respectivamente.

Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara, Helder Salomão (PT-ES), “a farsa da ‘nova política’ está desmoronando”.

Já o deputado Nilto Tatto (PT-SP) ressaltou que nem mesmo a mídia, que de forma velada ou explícita apoiou a vitória de Bolsonaro nas eleições, consegue esconder o fracasso do atual governo. “Mesmo os jornalões queridos das elites brasileiras não conseguem disfarçar o desastre, a mentira e a impopularidade do governo Bolsonaro”, afirmou.

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) também já percebeu a real intenção do governo Bolsonaro. “Aos poucos a maioria vai percebendo que a receita de Bolsonaro é antiga: joga o remédio amargo nas costas de quem mais precisa e mais trabalha”.

Sobre as ações propostas até agora pelo atual governo, o deputado Henrique Fontana (PT-RS)afirmou que o resultado da pesquisa não poderia ser diferente. “Com projeto antipovo e essa Reforma da Previdência que não combate privilégios e quer tirar do povo para dar aos bancos, não poderia ser diferente!”, afirmou.

Para o deputado Pedro Uczai (PT-SC), a população mais pobre já percebeu que o governo Bolsonaro está ao lado dos mais ricos. “O povo já sabe de qual lado Bolsonaro está: dos ricos, dos banqueiros e de Trump. Retirou o aumento real do salário mínimo e quer acabar com a aposentadoria dos mais pobres”, ressaltou.

Também comentaram a reportagem sobre a queda da popularidade do governo Bolsonaro o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), e os deputados Beto Faro (PT-PA) e Bohn Gass (PT-RS).

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast