Povos indígenas: governo Lula lança campanha “Nunca mais um Brasil sem nós”

No Dia dos Povos Indígenas, ministério celebra data com autoridades, lideranças indígenas e divulga campanha para dar visibilidade à luta dos 305 povos indígenas do país

Leonardo Otero

Governo Lula lança campanha “Nunca mais um Brasil sem nós” no Dia Nacional dos Povos Indígenas. Foto: Leonardo Otero

Em uma conquista histórica do governo Lula, que criou pela primeira vez o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) no país, a campanha “Nunca mais um Brasil sem nós” foi lançada nesta quarta-feira, 19, em celebração ao Dia Nacional dos Povos Indígenas.

A ação, conforme o MPI, propõe dar visibilidade à luta dos 305 povos indígenas que resistem e existem no Brasil. Esses povos garantem a preservação de 274 línguas faladas e habitam todos os biomas brasileiros como protagonistas da sua preservação.

A ministra do MPI, Sônia Guajajara, ressaltou o compromisso do presidente Lula e os avanços conquistados em seu governo em pouco mais de 100 dias.

“Sabemos dos enormes desafios que temos pela frente, e justamente por isso é tão importante ressignificar este dia e celebrar nossas conquistas até aqui. Em pouco tempo já tivemos grandes avanços e teremos muitos mais, não apenas neste Abril Indígena, como em todo este ano e neste governo. Sempre digo que não será fácil superar 522 anos em quatro, mas estamos dispostos, como um governo verdadeiramente comprometido com as causas indígenas, a fazer deste momento a grande retomada da política indígena no Brasil”.

A coordenadora do Setorial Nacional de Assuntos Indígenas do Partidos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT), Tani Rose, elencou as conquistas democráticas defendidas pelo partido na pauta indígena e destacou assuntos fundamentais que precisam ser resolvidos no país como a demarcação de terras indígenas e a proteção dos territórios dos povos originários.

Ouça Tani Rose:

Data é renomeada

Esta é a primeira vez que o dia 19 de abril é celebrado como o Dia Nacional dos Povos Indígenas. Por meio de decreto, a data foi renomeada recentemente após a deputada federal Joenia Wapichana apresentar um projeto de lei para deixar no passado o uso inadequado do termo “índio”, e para reforçar toda a diversidade e pluralidade dos povos indígenas. Wapichana é a primeira mulher indígena a assumir o comando da Funai no país.

Direitos Indígenas no governo Lula

Durante a solenidade, a ministra reafirmou o comprometimento não só do MPI, mas de todo o governo Lula na luta pela garantia, promoção e proteção dos direitos indígenas. Guajajara citou as seguintes ações do governo Lula:

– a retomada do Estado em territórios indígenas invisibilizados;

– o trabalho interministerial para a conclusão do censo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que conseguiu chegar aos territórios mais afastados, garantindo assim a documentação do aumento da população indígena do Brasil;

– o compromisso do presidente Lula com a demarcação de terras; a valorização de órgãos de saúde indígena;

– o constante diálogo com os demais ministérios para a promoção de políticas indigenistas, como o bolsa família indígena, a educação pensada para os povos indígenas dentro de seus territórios e a bolsa permanência para indígenas nas universidades, a segurança dentro dos territórios para a proteção da população indígena;

– o reconhecimento internacional a partir do compromisso com as políticas de proteção ambiental e territorial.

“Sempre falamos que temos que contar uma nova história e agora estamos aqui, refazendo nós mesmos essa história”.

A solenidade de lançamento da campanha reuniu, além da ministra dos povos indígenas, Sonia Guajajara, a diretora da ANMIGA, Braulina Baniwá; o coordenador Executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Dinamam Tuxá; a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Joenia Wapichana; e a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL/MG); Participaram ainda a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias.

Confira a galeria de fotos do lançamento da campanha “Nunca mais um Brasil sem nós”:

Ouça o boletim da Rádio PT sobre o Dia Nacional dos Povos Indígenas:

Da Redação, com informações do MPI