Prascidelli denuncia racismo, desigualdade e chacina de jovens negros

Dados da Anistia Internacional revelam que, somente em 2012, 56 mil pessoas foram assassinadas no Brasil e, desse total, 77% eram negros. O racismo é evidente também contra mulheres negras

Em homenagem ao dia da Consciência Negra, o deputado federal Valmir Prascidelli (PT-SP) fez um forte discurso no Plenário da Câmara para homenagear o líder negro e símbolo da resistência à opressão branca, Zumbi dos Palmares.

“Nada menos que 53% da população brasileira se declaram negros, cerca de 116 milhões de pessoas. No Dia da Consciência Negra, devemos nos lembrar que ainda lutamos contra o racismo, a desigualdade social e, sobretudo, contra a verdadeira chacina da qual são vítimas os jovens negros das periferias de nossas cidades”, afirmou o deputado.

Valmir assinalou que nos governos de Lula e Dilma ocorreram conquistas importantes, como a aprovação da lei que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileiras e a implantação de políticas afirmativas, como o sistema de cotas em universidades e concursos públicos. Mesmo assim, de acordo com dados revelados pela Pesquisa Mensal do Emprego de dezembro de 2013, trabalhadores negros recebem, em média, a metade do salário de trabalhadores brancos.

Dados da Anistia Internacional revelam que, somente em 2012, 56 mil pessoas foram assassinadas no Brasil e, desse total, 77% eram negros. O racismo é evidente também contra mulheres negras. Enquanto a violência contra mulheres brancas caiu 10%, as agressões cometidas contra as negras aumentaram 53%.

Uma boa parte das mortes é efetuada por aqueles que deveriam proteger os cidadãos, os agentes do Estado, os policiais. A cada 10 pessoas mortas pela polícia, sete são negras. Na chacina de Osasco e Barueri, no dia 13 de agosto, por exemplo, existem fortes indícios de que as forças de segurança pública constituíram grupos de extermínio de nossa população negra, jovem e pobre.

Valmir encerrou o discurso dizendo que “a verdade é que teremos pouco a comemorar no dia da Consciência Negra, enquanto a riqueza cultural e social que nos oferece a raça negra não for reconhecida e valorizada pois, como diz o poeta Sérgio Vaz, “nascer negro é consequência. Ser negro é consciência”.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da assessoria parlamentar

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast