Martvs Chagas: compromisso do PT é barrar qualquer tipo de discriminação

Em lançamento do Núcleo de Promoção da Igualdade Racial da ALESP, secretário de Combate ao Racismo do PT destaca a importância do papel do Estado na igualdade

Claudinho SIlva

Bancada do Núcleo de Combate ao racismo da Alesp

Nesta quinta-feira (12), foi instaurado o Núcleo de Promoção da Igualdade Racial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Iniciativa do Partido dos Trabalhadores (PT), a congregação tem o objetivo de combater o racismo e promover a igualdade. O núcleo, da esfera legislativa e que terá a coordenação de Tiago Soares, é essencial no atual contexto de ataques por parte do desgoverno Bolsonaro.

Em entrevista à Agência PT, o secretário de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas, ressaltou as funções do núcleo: “Para nós, tem duas questões que são importantes observar. A primeira é que você tem o Estado, através do Legislativo, promovendo a igualdade e combatendo o racismo. E a segunda é o compromisso do PT em criar alternativas, em criar resistência e superação para barrar qualquer tipo de discriminação, machismo, racismo, a LGBTfobia”.

Chagas também defendeu a expansão de iniciativas como esta: “A partir desta experiência em São Paulo, vamos dialogar com o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, para que ele venha a sugerir aos colegas de assembleias legislativas do país inteiro iniciativas nos moldes da lançada hoje. Fazendo funcionar em todos os estados o combate à todas as atrocidades cometidas contra a população negra”.

O militante Claudinho Silva ressaltou à Agência PT como o órgão é um símbolo de resistência: “A gente vive um contexto de ataque às conquistas populares do último período. O núcleo vem na perspectiva do partido de pautar a bancada para organizar o combate ao racismo e a luta pela igualdade racial. Eu acho extremamente pertinente, as estratégias coletivas tem potencial vencedor em um cenário de constante disputa pelas conquistas históricas”.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast