Prefeitura de SP oferece testes rápidos para dengue

Resultados dos exames, que serão oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde, ficam prontos em 20 minutos

Foto: Secretaria de Saúde SP

A rede pública municipal de saúde de São Paulo começou a oferecer, na segunda-feira (18), testes rápidos para detectar quatro sorotipos de dengue. 

Os resultados dos exames ficam prontos em 20 minutos. De acordo com a Secretaria de Saúde da prefeitura, 50 mil testes estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) até a primeira quinzena de março. O período foi escolhido devido à época de pico de transmissão da doença.

Para efetuar o exame, será coletada uma amostra de sangue do paciente, como em um exame tradicional, e não é preciso ficar em jejum. Ainda segundo a prefeitura, o teste rápido possibilitará a identificação da doença ainda na fase inicial de transmissão. O exame anterior, utilizado pela rede pública, só ficava pronto em uma semana.

“O teste rápido é uma estratégia do município e ferramenta importante para agilizar e direcionar as ações de bloqueio de transmissão. A unidade de saúde encaminhará o resultado à Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) correspondente ao endereço do paciente, para que as ações de controle sejam iniciadas de imediato”, explicou o secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha, em nota divulgada pela secretaria. 

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast