Presidente do PT da Paraíba quer unidade no campo progressista

Eleito por unanimidade, Jackson Macêdo vai trabalhar pela proximidade com os movimentos sociais. Ele quer eleger senador de esquerda na Paraíba

Reprodução

Jackson Macêdo é o novo presidente do PT da Paraíba

Eleito por unanimidade pelos delegados presentes no Processo de Eleições Diretas (PED) do PT na Paraíba, Jackson Macêdo é o novo presidente do partido no estado. Em entrevista à Agência PT de Notícias, ele destaca a unidade do campo progressista como meta de seu mandato. Filiado desde os 16 anos, ele é gestor público e diz que tem “uma vida forjada dentro do PT”.

Segundo Macêdo, há dois objetivos principais para sua gestão. “Primeiro, é construir unidade das forças progressistas em torno das eleições do companheiro Lula na eleição do próximo ano. Segundo, é manter essa relação muito boa que foi construída pelo PT com a Frente Brasil Popular. Queremos disputar essa relação do partido com a frente”.

No âmbito local, ele afirma ter o objetivo de eleger pela primeira vez na história da Paraíba um senador de esquerda. “Já elegemos deputado federal, vários deputados estaduais, mas agora temos o objetivo de eleger um senador no próximo ano”.

Ele defende o nome do deputado federal Luiz Couto como possível candidato para esse mandato. “É uma liderança forte, é um nome limpo, que não aparece em nenhum tipo citação, nenhum escândalo de corrupção, e é um nome que vem sendo ventilado pelas forças progressistas do estado, não só pelo PT”.

Jackson Macêdo quer unidade das forças progressistas em torno de Lula presidente

Alianças

Na Paraíba, a atuação do PT se dá em proximidade a partidos como o PSB, o PDT e o PCdoB, além do Psol, dentro da Frente Brasil Popular. Macêdo avalia que o governador Ricardo Coutinho é um importante aliado regional.

“O governador é do PSB, partido da base aliada de Temer, mas ele ficou o tempo todo do nosso lado, foi defensor de Dilma, esteve contra o golpe”, avaliou Macêdo. ”A ideia é manter essa aliança, manter a relação com o PSB na Paraíba e esse campo progressista no próximo ano. O governador não pode ser candidato no próximo ano, deve indicar outro nome e o PT deve participar dessa aliança indicando o candidato a senador dessa chapa”.

Macêdo também ressalta a atuação do partido junto a outros movimentos na luta contra Temer e contra o desmonte de direitos. “Aqui na Paraíba, o PT participa permanentemente da coordenação da Frente Brasil Popular. No dia 30, a Paraíba estará presente na greve geral dos trabalhadores”.

Transposição do São Francisco

“Aquele lançamento da inauguração popular com a presença de Lula em Monteiro é um marco histórico na Paraíba”, afirmou Macêdo. “Nós consideramos um dos maiores eventos políticos já realizados aqui, quase 100 mil pessoas passando lá”.

O presidente do PT da Paraíba relembra a importância de políticas públicas relacionadas a água para o povo do Nordeste. “Lula foi o único presidente que olhou pelo povo do Nordeste, que construiu aquela obra”.

“Temos um trecho pronto, o trecho em Monteiro, e tem agora outro trecho na região de Cajazeiras que está paralisado, porque o governo Temer paralisou a obra, mas os movimentos sociais, o PT, os partidos progressistas estão na luta para que esse outro trecho chegue na Paraíba e traga água”.

Macedo lembrou que a visita de Temer à Monteiro, pouco antes de Lula, foi relegada pela população. “Quando Michel Temer esteve aqui, não teve uma pessoa presente a não ser políticos, mas quando Lula veio teve quase 100 mil pessoas. A população paraibana e do Nordeste sabe quem é o responsável pela transposição”.

Por Pedro Sibahi, da redação da Agência PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast