Presidentes da Câmara e do Senado são eleitos

Eduardo Cunha e Renan Calheiros, ambos do PMDB, irão presidir as Casas Legislativas pelos próximos dois anos

O Congresso Nacional elegeu, neste domingo (1º), os novos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados para o próximo biênio (2015/2016). O deputado Eduardo Cunha (PMDB) foi eleito com 267 votos presidente da Câmara. No Senado, o senador Renan Calheiros (PMDB) foi reeleito com 49 votos.

O presidente da Câmara dos Deputados é responsável por selecionar os projetos e emendas constitucionais que irão para votação em plenário. O ocupante do cargo torna-se também o segundo na linha de sucessão do presidente da República e pode assumir o comando do País na ausência do presidente e do vice-presidente.

Cunha concorreu ao cargo com Arlindo Chinaglia (PT), que recebeu 136 votos dos 513 deputados presentes. Além disso, disputaram a vaga o deputado Júlio Delgado (PSB), que ficou com 100 votos, e Chico Alencar (PSOL), com oito votos.

O senador Renan Calheiros (PMDB) presidirá o Senado por mais dois anos após vencer Luiz Henrique (PMDB), que teve 31 votos. A votação contabilizou apenas um voto nulo.

Este será o quarto mandato de Renan Calheiros na presidência do Senado. O primeiro foi em fevereiro de 2005. Depois, ele foi reconduzido ao cargo em 2007, quando reeleito senador. Calheiros assumiu novamente o posto na presidência da Casa em 2013.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast