Primeira geração sem fome também irá à creche, diz Dilma

Estão em funcionamento 2.052 unidades creches e em construção, 4.055”, ressaltou. Outras 2.283 já foram contratadas e estão em fase inicial de obras

A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, reafirmou nesta quarta-feira (1) o compromisso do Governo Federal de apoiar a construção de 6 mil creches por todo o Brasil. “Isso é algo que revolucionará o País. Por isso que nós assumimos a responsabilidade fazer creche, o que não era tradicional no Brasil. Antes não existia essa política de fazer creche e pré-escola”, garante Dilma.

“Essa geração agora é a primeira geração que não passou fome e teve acesso à Educação. Até 2016, temos de universalizar, colocar na escola todas as crianças de 4 e 5 anos. É isso que temos que garantir a todos os brasileirinhos”, afirmou a presidenta.

Segundo a presidenta, o Governo Federal nunca havia investido em creches por ser função das prefeituras. Durante o primeiro mandato de Dilma, contudo, este cenário mudou, com a determinação da presidenta em contratar a construção de 6.452 creches.

“Além disso, lembrem que, no final do governo Lula, também foi contratado, através do Pró-infância, pré-escolas e creches. E o processo começou a demorar essas creches. Então, além dessas mais de seis mil creches novas, assumi as 1.938 creches originadas lá no governo do presidente Lula, que estavam no estado muito inicial”, explicou a presidenta.

Hoje, estão em funcionamento e já entregues 2.052 unidades. “Também estão em construção, com obras contratadas, sem nenhum problema, 4.055”, ressaltou. Outras 2.283 já foram contratadas e estão em fase inicial de construção.

Mais oportunidades – Segundo a presidenta Dilma, a raiz da desigualdade está na diferença de oportunidades na primeira infância. “Uma creche feita com padrão de alta categoria atua de forma fortíssima na raiz da desigualdade. Porque a raiz não é renda, só. A raiz da desigualdade é decorrência do que a renda priva as pessoas. No caso da Educação, priva as pessoas dos acessos aos estímulos”, disse Dilma.

Segundo Dilma, uma criança que tem acesso aos estímulos adequados na primeira infância terá mais e melhores condições de absorver o aprendizado no futuro, especialmente no momento da alfabetização. As creches atendem crianças de zero a três anos de idade.

“Nessa faixa etária, as crianças adquirem conhecimentos não-cognitivos e cognitivos. Uma criança de classe média tem acesso a uma diversidade de estímulos pedagógicos, que desenvolvem a capacidade de aprendizagem da criança ao longo do tempo e melhora toda a absorção de aparato lógico e também de domínio da língua”, explicou a presidenta, que tem como objetivo a redução das desigualdades, não apenas pelo fator de renda, mas também na Educação.

Parcerias – Para construir as creches o Governo Federal fechou parceiras com as prefeituras, que ficaram responsáveis pela contratação e acompanhamento da obra. “Assumir o compromisso significa que nós pagamos toda a construção, sem ressarcimento algum”, afirmou a presidenta, que para agilizar as obras e garantir elevada qualidade, padronizou as construções. Os recursos federais garantem ainda a aquisição de mobília, eletrodomésticos e computadores.

Dilma explicou que, além isso, o Governo Federal incentiva que as creches e pré-escolas assumidas pelas prefeituras sejam construídas em locais em que possam atender a população de baixa renda.

“Como incentivo, a escola recebe mais 50% de custeio quando recebe criança do Bolsa Família”, disse a presidenta que acredita que o País conseguirá reduzir as desigualdades, pois “uma creche feita com padrão de alta categoria, atua de forma fortíssima na raiz da desigualdade”.

Da Redação, da Agência PT de Notícias