Projeto de Bolsonaro que altera regras de trânsito recebe críticas até de aliada

Integrante da base do governo, Christiane Yared afirmou que as alterações no Código Brasileiro de Trânsito propostas por Jair são “terríveis” e “trágicas”

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Jair Bolsonaro

A deputada Christiane Yared (PR) é aliada declarada de Jair Bolsonaro (PSL), mas até ela se indignou com o projeto de Jair que acaba com as multas para motoristas que não transportarem crianças com cadeirinhas em seus veículos. “Quanto custa uma cadeirinha? Eu não sei o valor de uma cadeirinha, mas sei o valor de um terreno no cemitério. Eu sei quanto custa um caixão, eu paguei o caixão do meu filho”, declarou a integrante da base do governo.

Para Yared que teve seu filho morto em um acidente de trânsito, as alterações propostas por Bolsonaro ao Código Brasileiro de Trânsito (CBT) são “terríveis” e “trágicas”, segundo noticiou o site BuzzFeed News.

“Em média, 160 pessoas morrem diariamente no Brasil por acidentes de trânsito. Fora as que ficam com sequelas. Quando a gente libera a legislação, a leitura que fica é que o problema não é grave. Se isso for aprovado, daqui um ano nós vamos colher muitas mortes no trânsito”, declarou a deputada.

A parlamentar afirmou que não foi a única integrante da base do governo que ficou indignada com a PL de Bolsonaro, que nem sequer apresenta parecer técnico ou estudo para dar embasamento. “O que eu ouvi é que os próprios deputados estão chateados pois não uma é medida responsável. É uma medida eleitoreira e populista”.

Atualmente, o código de trânsito classifica como infração gravíssima o não uso de cadeirinhas para crianças durante seu transporte e prevê perda de sete pontos na carteira, além de pagamento de multa e retenção do carro. O projeto de Bolsonaro elimina a multa para esse tipo de irregularidade e propõe apenas advertência por escrito.

As alterações propostas por Bolsonaro no Código Brasileiro de Trânsito também incluem o aumento do limite de 20 para 40 pontos por infração na CNH, além de fim da exigência de exames toxicológicos regulares para motoristas de caminhões, ônibus e vans.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT com informações do BuzzFeed News

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Depois da eleição, crise bate à porta. Desemprego aumentará e a culpa é de Bolsonaro e Guedes Economia

Mais notícias

PT Cast