Projeto Elas Por Elas promove cursos de formação para Formadoras

Objetivo é capilarizar ainda mais o compartilhamento de formação política para as mulheres do projeto Elas Por Elas do PT

Divulgação

Curso realiza a formação de formadoras para preparação de candidatas às eleições municipais

A primeira etapa de Formação Elas Por Elas 2020 promoveu curso para cerca de 40 formadoras, militantes não pré candidatas, em todo país. Foram 14 horas de atividades realizadas por meio de plataforma virtual nos dias 4, 11, 13, 18 e 20 de junho de 2020. O curso teve o desafio de fazer a formação toda online, adaptando seus conteúdos para essa nova realidade.

O objetivo do curso foi realizar a formação de formadoras para preparação de candidatas às eleições municipais nos estados da federação. A Formação Elas por Elas 2020 é um aprofundamento direcionado para mulheres pré-candidatas da Jornada Ideias para Vencer, realizada pela Fundação Perseu Abramo e pela Escola Nacional de Formação do PT para todas as candidaturas do país. Além das próprias FPA e ENF, contamos com a parceria da Fundação Friedrich Ebert – FES na metodologia.

“É fundamental que as pré-candidatas do PT estejam apropriadas das discussões sobre feminismos e políticas públicas para as mulheres acumuladas pelos anos de atuação do partido e frente aos governos”, ressaltou Anne Moura.

O curso também visa reforçar o apoio e a orientação das Secretarias Nacional e Estaduais de Mulheres do PT na tarefa das mulheres se candidatarem.

A abertura aconteceu no dia 4 de junho, na TVPT. A transmissão ao vivo, conduzida por Anne Moura, Secretária Nacional de Mulheres do PT, contou com a participação da deputada federal e Secretaria Nacional de Formação do PT, Maria do Rosário, Vivian Farias, vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo, e Waldeli Melleiro, diretora de projetos da FES Brasil.

No dia 11, Selma Rocha, Carmen Foro e Nalu Faria analisaram como a pandemia do coronavírus está afetando a vida das mulheres. O dia ainda contou com a contribuição de Symmy Larrat, Nádia Garcia e Rita Quadros sob a perspectiva de grupos específicos, como LBTs, negras e jovens.

No dia 13, Eleonora Menicucci, Valdecir Nascimento e Tatau Godinho avaliaram se os 13 pontos das políticas para as mulheres do PT dão conta dos desafios relacionados ao Covid-19 e à crise política atual. No dia 18, Jupira Cauhy, da Escola Nacional de Formação (ENF) apontou o passo a passo do planejamento de campanha.

No encerramento, em 20 de junho, Anne Moura alinhou as expectativas sobre a formação das candidatas e as participantes realizaram exercício de elaboração de seu roteiro de formação.

Os próximos passos são as formações das pré-candidatas pelo PT nos estados, que serão ministradas pelas formadoras que participaram desta primeira etapa, concluída.