Pronatec: Cresce 120% número de beneficiários do Bolsa Família com emprego
Mais de 80% dos alunos do Pronatec, beneficiários do Bolsa Família, concluem curso
Publicado em
O número de beneficiários do Bolsa Família que ingressou no mercado de trabalho por meio do Pronatec cresceu 120,6%, entre 2011 e 2014. Os alunos beneficiados pelo programa e que possuíam emprego passou de 55.168, no início do curso, para 121.717 no período de conclusão.
Os dados fazem parte de um estudo apresentado pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, nesta quinta-feira (9), sobre a influência do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) entre beneficiários do Bolsa Família na hora de conquistar um espaço no mercado de trabalho.
“A porcentagem do público do Bolsa Família que fez o Pronatec e concluiu está acima da média histórica”, comemorou.
Entre os que estão registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo, houve um aumento de 73,6% no número de matrículas em cursos profissionalizantes. O salto foi de 361.409 pessoas para 627.583.
A ministra Tereza Campello afirmou que o programa é fundamental para gerar empregos no país e ajudar no crescimento na economia e no emprego.“Precisamos aumentar nossa produtividade. O Pronatec é uma das estratégias, junto com a educação de nível superior e o esforço para aumentar a escolaridade dos nossos jovens. Certamente vai melhorar a situação econômica do país”, disse a ministra.
O número de alunos do Pronatec que recebem benefícios de programas sociais e do Bolsa Família ultrapassa a marca de 1,8 milhão. Para a ministra do MDS, Tereza Campello, a pesquisa derruba o argumento de que beneficiários de programas sociais não trabalham, ou estudam.
Pelo contrário. O desempenho educacional entre os que recebem o Bolsa Família é visto com destaque, com índice de aprovação de 88,3%, superior aos 85,5% dos que não estão no Cadastro Único. A taxa de conclusão dos cursos é de 81,4% entre beneficiários do Bolsa Família, ante 76,5% de quem não participa do Cadastro Único.
Os cursos do Pronatec Bolsa Formação estão em 4.025 municípios brasileiros, e do Pronatec Brasil Sem Miséria em 3.301 municípios.
Da Redação da Agência PT de Notícias