Pronatec oferece mais de um milhão de vagas em 2015

Ministro garante manutenção do Programa, que já ofereceu mais de 8 milhões de vagas desde sua criação

Foto: Arquivo

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou na quarta-feira (10) que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai abrir mais de um milhão de vagas este ano. Desde sua criação, em 2011, o Pronatec ofereceu mais de 8 milhões de vagas em cursos profissionalizantes para jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

A qualificação técnica permite o acesso ao mercado de trabalho e promove a inclusão social. É o caso de Solange Oliveira, de 56 anos. A moradora de Valparaíso de Goiás (GO), município que faz divisa com o Distrito Federal, fez um curso de costura pelo Pronatec.

Seis meses depois de se formar, a costureira abriu uma fábrica de roupas em parceria com uma amiga. A empresa está se consolidando no mercado. Uma academia do município encomendou para a empresa uniformes de Muay Thai para um campeonato na Argentina. “Descobri minha vocação”, afirma.

Para a nova empresária, o Pronatec representa uma grande conquista para Valparaíso. “Temos muitos jovens que se inseriram no mercado de trabalho depois da formação profissional”, conta.

Inclusão – A inserção no mercado de trabalho é um dos destaques de relatórios sobre o programa. De acordo com levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), 53% dos 1,75 milhão de beneficiários do Programa Brasil sem Miséria que ingressaram no Pronatec são negros. Desses, 68% são mulheres e 49% têm entre 18 e 29 anos.

Como resultado dessa e de outras políticas de formação e geração de renda, o percentual da população negra de baixa renda caiu 86% nos últimos 11 anos. Entre 2002 e 2013, 1,8 milhão de negros deixaram a linha da pobreza crônica. Alcance – Até o ano passado, 3.623 municípios registraram matrículas em 637 cursos ministrados pelo Sistema S, (Senai, Senac, Sesc, Senat), institutos federais e redes estaduais, que atuam como parceiros do governo na iniciativa.

O governo pretende abrir mais de 12 milhões até 2018. O número de vagas para este ano é aproximadamente 60% menor que em 2014, quando o Pronatec ofereceu 3 milhões de oportunidades.

“Passamos de R$ 18 bilhões de orçamento do MEC, em 2002, para bem mais de R$ 100 bilhões agora. Uma vez superada essa situação e restaurada a saúde da economia, teremos condições de continuar nessa trajetória (de crescimento)”, argumentou Janine.

Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast