Pronatec tem 6,8 milhões de alunos matriculados

Programa de qualificação profissional do governo federal está presente em 3,2 mil cidades

Foto: Arquivo

O Governo Federal divulgou nesta sexta-feira (2) números do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Com mais de 6,8 milhões de matrículas feitas até abril, o programa já atingiu mais de 3,2 mil cidades e municípios de todo o Brasil.

Na busca por uma colocação no mercado de trabalho, cada vez mais os brasileiros têm investido na qualificação profissional, apontada como essencial. Com isso, o Pronatec tem a intenção de expandir e interiorizar a educação profissional e tecnológica. Desde 2011, quando o programa foi criado, foram investidos cerca de R$ 14 bilhões.

A meta agora é matricular oito milhões de alunos até o final do ano, em mais de 400 áreas de cursos técnicos profissionalizantes. A aulas são oferecidas gratuitamente pelas instituições do Sistema S – Senai, Senac, Senar e Senat; e institutos federais.

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, durante cerimônia de formatura de alunos do Pronatec em Cuiabá, que o Brasil está na fase de seguir cada vez mais longe. “Como qualquer coisa na vida, a gente quando conquista uma parte quer outra. O governo também tem de olhar para o futuro e querer mais”, afirmou.

“Não há país desenvolvido que possa crescer, ficar cada vez mais rico se não tiver cidadãos formados na área técnica”, completou.

São oferecidas três formas de qualificação por meio do programa. Para estudantes de Ensino Médio são dados cursos de ensino técnicos. Jovens e adultos e beneficiários do programa Brasil Sem Miséria, podem fazer cursos de qualificação e capacitação profissional.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast