PSD e PP fecham aliança com o PT

Convenção nacional confirma adesão do partido de Kassab ao programa de governo do PT em nível nacional

foto: Sheyla Leal/ AgPT

O Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Progressista (PP) confirmaram o apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (25), durante convenções nacionais em Brasília.

Pela manha, o PSD aprovou a aliança com o PT com 94,73% do votos favoráveis. Na reunião do partido, Dilma esclareceu as informações divulgadas pela imprensa sobre o anúncio da contratação da Petrobras para explorar novos campos do pré-sal, anunciada na véspera. A presidenta explicou que se trata de uma contrato de partilha, previsto em lei, onde a União fica com a maior parte dos lucros da produção.

Dilma aproveitou também para chamar a atenção dos militantes  para o risco de enfrentarem uma campanha difamatória e desleal que, segundo ela, exigirá bastante serenidade, para não aceitar provocações que buscam rebaixar o nível do debate. “Quem precisa fazer campanha negativa é que não tem projetos, quem não tem propostas, quem não tem o que mostrar”, declarou Dilma.

Na mesma ocasião, o presidente nacional do PSD, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, elogiou a atenção dada pelo governo Dilma ao trabalhador brasileiro e criticou a campanha travada pela oposição, que chamou de “verdadeira guerra civil verbal”. Segundo ele, os discursos pessimistas atentam contra a ascensão e a integração das minorias. “Vivemos uma fase de intolerância e radicalismo”, declarou.

Dilma ressaltou ainda a importância estratégica da aliança com o PSD e agradeceu a seriedade e lealdade para com sua campanha. “É muito importante honrar a palavra e cumprir compromissos assumidos na política. É algo inegociável”, declarou. E completou dizendo que a lealdade não é subordinação cega, é confiança mútua. “É zelo rigoroso pela palavra dada”, concluiu.

À tarde, o PP repetiu o gesto do PSD e também confirmou o apoio à reeleição de Dilma. Até agora, cinco partidos confirmaram a aliança com o PT. Além do PSD e PP, também integram a coligação PMDB, PROS e PSD .

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias