PT 40 anos: lideranças do Paraná destacam legado e demandas da nova geração

Para o presidente do PT Paraná, deputado Arilson Chiorato, é hora de comemorar e refletir: “o PT sempre foi um partido que ouve, entende e fala a língua do povo”

Joka Madruga

Para comemorar os 40 anos, o PT Paraná realiza festa com atrações culturais e a presença de lideranças de partidos políticos como PcdoB, PSOL, PDT, organização Consulta Popular e movimento social. O evento acontece nesta sexta (14) na sede do PT Estadual, Rua Princesa Izabel, 160.

Em todos os momentos de vitórias ou derrotas, a militância do PT figura como um coletivo importante de luta e resistência. E foram os militantes, em especial do PT Paraná, que construíram diariamente os 580 dias Vigília Lula Livre, espaço montado ao lado da sede da Polícia Federal onde Lula ficou preso. Foi um movimento de resistência conhecido internacionalmente, recebendo visitas de líderes como Mujica, ex-presidente do Uruguai, e o atual presidente da Argentina, Alberto Fernández.

Além da comemoração dos 40 anos, o momento é também de reflexão.  Para o presidente do PT Paraná, o deputado Arilson Chiorato, “o PT sempre foi um partido que ouve, entende e fala a língua do povo. Sempre teve lado. E, agora, é hora de pensar o futuro, aglutinar forças e fazer a resistência.”

Também o ex-deputado federal, Dr Rosinha, que foi presidente do PT no período da Vigília Lula Livre, enfatizou a importância da resistência no momento atual.  “Nestes 40 anos estamos renovando o compromisso de manter-se na luta defendendo os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Especialmente defender o fim da exploração e opressão na qual, principalmente agora, neste governo, a classe trabalhadora está submetida.”

Já para o presidente do PT de Curitiba, Ângelo Vanhoni, o PT é importante na história das conquistas dos direitos fundamentais. “Constituímos-nos o principal instrumento de luta e organização social dos movimentos sociais, dos negros, dos indígenas, dos trabalhadores da cidade e do campo, dos servidores públicos, da comunidade LGBTQ, da juventude e das mulheres”.

O PT se destaca entre os outros partidos por se organizar desde o seu início por setoriais com representações dos diversos movimentos sociais.  Anaterra Viana, secretária de Mulheres do PT-PR, afirma que o PT é diverso e plural. “Temos este norte sempre, o da representatividade. Historicamente, o PT foi responsável pelas principais pautas da participação politica das mulheres. Foi através do nosso partido, pautando os 30% de cotas para mulheres em suas direções, que hoje já cegamos a 50%. A partir desta iniciativa e a pauta levada por nossas parlamentares é que todos os partidos hoje precisam respeitar a cota para mulheres.”

Martin Esteche, do Setorial da Juventude, destaca que o Partido é representativo, se renova e pensa no futuro. “Temos orgulho do legado do PT e também temos uma nova geração com voz e espaço. Estamos antenados com as demandas dessa geração que ocupou as escolas contra a reforma do Ensino Médio, uma geração que tem visto a “uberização” do mercado d trabalho e a falta de perspectivas.” Segundo Esteche, “o que nos move é conseguir levar essa ferramenta social que é o PT por mais 40, 50, 60 anos. Até quando for necessário fazer a transformação por justiça social.”

Por Brasil de Fato