PT carioca defende visibilidade para João Cândido, o Almirante Negro

Com a construção da estação do VLT, o monumento dedicado ao Almirante Negro, líder da histórica “Revolta da Chibata”, ficou oculto aos olhos da população

Divulgação

Almir Aguiar e Tiago Santana com os vereadores petistas Reimont, Tainá de Paula e Lindberg Farias

Na última quinta-feira (18), o presidente do PT Carioca, Tiago Santana e o Secretário Municipal de Combate ao Racismo do município do Rio de Janeiro do partido, Almir Aguiar, estiveram reunidos no Salão Inglês da Câmara Municipal da cidade com a bancada dos vereadores petistas, Lindberg Farias, Tainá de Paula e Reimont.

A Secretaria Municipal de Combate ao Racismo apresentou aos vereadores a proposta de “reposicionamento da estátua do Marinheiro João Cândido para parte central da Praça XV”. Para Almir Aguiar, o local onde o monumento se encontra atualmente deixou a estátua ocultada pela construção da estação do VLT.

“Hoje tem uma barreira que as pessoas que transitam na estação, não observam a imagem do Almirante Negro, o líder da Revolta da Chibata que tem uma importância histórica relevante para o país, símbolo de resistência e da luta contra os maus tratos que os marinheiros negros sofriam na Marinha do Brasil”, enfatizou Almir.

Os vereadores Reimont, Lindberg Farias e Tainá de Paula assumiram o compromisso de fazer a interlocução com a prefeitura do Rio e mobilizar recursos para a restauração do monumento. O líder da bancada Lindberg lembrou que foi autor no Senado para a inclusão do nome do João Cândido no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

O presidente do PT da cidade do Rio de Janeiro, Tiago Santana que intermediou a reunião, disse que o partido tem um protagonismo para combater o racismo e as desigualdades sociais em nossa cidade.

“Resgatar a história do Almirante Negro é fundamental. Precisamos fazer todos os esforços para visibilizar nossos heróis, especialmente nesta conjuntura em que o racismo aumentou no governo Bolsonaro. O nosso compromisso é fortalecer as atividades do 20 de novembro, contra o racismo, o machismo e pelo fora Bolsonaro”, disse Tiago.

PT do Rio de Janeiro