PT Ceará e SNAI fazem encontro com Prefeitos, Prefeitas e vices do partido

O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), em Fortaleza e teve a presença de 12 prefeitos e vices petistas

Tiago Moura

Com o objetivo de unificar e seguir juntos na defesa dos trabalhadores, o PT Ceará e a Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais (SNAI) do PT realizaram nesta sexta-feira (15) o Encontro de Prefeitos, prefeitas e vices do Ceará, no Hotel Praia Centro. “Temos o diferencial do governador do Estado ser do Partido dos Trabalhadores e precisamos aprimorar a relação com o Governo nesta conjuntura bastante desafiadora”, disse o presidente do PT Ceará, Antônio Filho.

Este é o segundo encontro da SNAI no Estado, da gestão do deputado Federal José Guimarães enquanto secretário. “A secretaria esta se recompondo institucionalmente junto com a Fundação Perseu Abramo para que a gente consiga se relacionar melhor com os nossos prefeitos, prefeitas e vices. Esse tipo de encontro só fortalece nosso trabalho e garante a execução do modo petista de governar”, explicou o secretário Guimarães.

A prefeita de Quixelô, Fátima Gomes desabafou sobre os desafios ser mulher, prefeita de uma cidade no Ceará. “Pra ser representante do povo a gente tem que sair do salto e cobrar pra dar respostas a nossa população. Aguentem aqui, o que a gente aguenta lá. Aqui nós estamos num espaço petista e por isso parabenizo o Diretório Estadual por fazer esse encontro. Essa discussão é necessária para a gestão com as pessoas e apesar de todos os pesares, nós ainda temos o governador do Ceará, do PT, e a gente pode ter mais facilidade de tentar”, explicou.

Presente ainda na reunião, a Maria Alice, do Conselho da SNAI disse que “esse encontro tem o objetivo de rearticular a SNAI para que ela possa cumprir um papel estratégico em 2020. Estamos diante de um terceiro desafio que é pensar as estratégias mais globais para os municípios”. Os Encontros da SNAI acontecem em vários estados do país com o objetivo de organizar as demandas dos municípios para o Encontro Nacional dos Prefeitos, Prefeitas e Vices do PT que acontece no próximo dia 8 de abril, em Brasília.

“A SNAI gostaria de convidar todos para mobilizar o encontro nacional onde faremos atividade política de construção da agenda de 2020 para o PT. Vamos pensar como enfrentar os problemas dos municípios e ver quais as condições podemos contribuir com a gestão e a qualificação política com o objetivo de fortalecer 2020 e possamos manter a unidade politica e de ação do partido”, explicou Maria Alice.

Modelo de gestão

Dando sua contribuição ao Encontro, o deputado Federal e ex-prefeito de Icapuí, José Airton apresentou algumas das iniciativas realizadas na sua gestão enquanto prefeito. “Nós fizemos o primeiro orçamento participativo na época da prefeitura. Colaboramos para uma gestão participativa, transparente que era apresentada nos muros da cidade. O modelo de portal da transparência dos gastos públicos foi retirado da época da nossa gestão em Icapuí quando Lula nos visitou”, explicou José Airton.

A vice-prefeita de Sobral, Christianne Aguiar destacou que o município receberá a primeira sala da “Mulher Empreendedora”, em parceria com o Sebrae-CE. “Em Sobral, nosso trabalho levou a implantação do Centro de Referência da Mulher que faz atendimento às mulheres que sofreram violência, mas também atua na prevenção, indo às escolas, CRAS, e ainda com atividades lúdicas nos distritos do município”, explicou a vice. “Nós somos os pontos de luz do Camilo, os defensores do governo petista, que tem feito muito pelo estado. Precisamos ir para o movimento social, articular as conferências, pois neste momento difícil, temos inclusive, o risco à nossa democracia”, finaliza.

Diálogo com o governo do Estado

Representando o governador petista Camilo Santana, os secretários do governo do Estado, De Assis Diniz, secretário de Desenvolvimento Agrário e Nelson Martins, secretário da Casa Civil apresentaram balanço da gestão petista no Ceará. “Nós somos um governo que tem que atender a todos, no entanto nos queremos um olhar especial para fortalecer os nossos mandatos e nossos prefeitos. Reforço, ainda, com minha equipe que em todas as atividades da SDA no interior, as lideranças do PT e movimentos sociais da Região na qual visito pela secretaria sejam convidados”, disse De Assis Diniz.

O secretário apresentou ainda um breve balanço dos projetos da SDA aos prefeitos e vices presentes no encontro. “O ‘Hora de plantar’ é um dos projetos que põe o estado como o único a fazer o zoneamento e distribuição de sementes para os agricultores no interior. Nossa busca é para a mecanização da agricultura, da pecuária, do mel, etc. Inclusive, realizaremos um seminário com a secretaria de Educação para a inclusão do mel no cardápio da merenda escolar aqui no Ceará”, explicou De Assis Diniz.

Já o secretário da Casa Civil, Nelson Martins mostrou aos presentes as principais ações do primeiro mandato e inicio do segundo do governador. “O nosso papel é fazer essa interlocução com os municípios comandados por petistas. Essa foi uma orientação do Camilo Santana, para que em todos os encontros do PT nós estejamos presentes”, ressaltou Nelson.

“Nós enfrentamos a crise fiscal e tivemos praticamente esse período todo de seca. Pra que a gente conseguisse o mínimo de equilíbrio fiscal nos quatro anos primeiros anos tivemos que contar com a base na Assembleia Legislativa para aprovar uma serie de ações que não eram muito simpáticas. Ampliamos a arrecadação nos órgãos estaduais, fizemos ajustes fiscais e, mesmo com a crise, nós conseguimos investir em educação, saúde, segurança, área social, produção de energia sustentável e recursos hídricos para todo o Ceará”, explicou o secretário.

Recado de Lula

Em visita ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva realizada ontem, 14, em Curitiba, o secretário da SNAI, deputado José Guimarães trouxe um recado aos prefeitos, prefeitas e vices. “Ele pede que nós façamos a defesa e a reconstrução do PT, pois, mesmo com toda a nossa derrota, o PT é, e continuará sendo o maior partido da América Latina”, diz Guimarães. “O PT nacionalmente está a desejar na oposição ao Bolsonaro. Precisamos aumentar nossa agenda nacional, estadual e municipal de dialogo com a população, descer pras bases e conversar com o povo. Se essas medidas apresentadas forem aprovadas, como o governo quer, desconstruirão qualquer perspectiva de manutenção dos direitos do povo”, alertou Lula.

Dentre os presentes estão os prefeitos dos municípios de Ipaporanga, Altaneira, barreira, Quixelô e Quixadá. E os vices de Aracati, Tejuçuoca, Paramoti, Tamboril, Guaiuba, Sobral e Jaguaretama.

Por PT no Ceará