PT Cidades apresenta inovações da gestão PT na cidade de Goiás

Ideli Salvatti entrevista hoje, das 19h às 20h, na TVPT, Aderson Gouvea, eleito em 2020 prefeito do município histórico tombado pela Unesco, em 2001, como Patrimônio da Humanidade

O PT Cidades desta terça-feira (3), das 19h às 20h, na TVPT no YouTube, vai entrevistar o prefeito de cidade de Goiás (GO)), Aderson Liberato Gouvea (PT), uma cidade tombada em 2001 pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial por sua arquitetura barroca, tradições culturais seculares e pela natureza exuberante.

No programa, comandado por Ideli Salvatti, ex-senadora e ex-ministra do governo Dilma Rousseff, serão apresentadas experiências, inovações e gestão pública no combate à pandemia de Covid-19 por parte de prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos nas eleições de 2020 por parte do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.

Na cidade histórica cidade de Goiás, antiga capital do estado homônimo, Selma Bastos, a primeira mulher eleita e reeleita prefeita do município, fez o seu sucessor, o hoje prefeito Aderson Gouveia, violeiro de mão cheia e o vereador mais votado em dois pleitos.

O prefeito Aderson vai explicar, ao longo do programa, o que é preciso para administrar uma cidade festeira, com 24 assentamentos de sem-terra, o maior número proporcional do País, e terra da poetisa Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, e de muitos outros escritores e artistas como Hugo de Carvalho e Leodegária de Jesus.

A cidade de Goiás está localizada a 132 km de Goiânia. O município foi fundado pelo bandeirante Bartolomeu Bueno, o Anhanguera, e é rodeado pela Cerra Dourada e vegetação de cerrado. Em 25 de julho, completou 294 anos de emancipação política.

No passado, a cidade de Goiás foi habitada por índios caiapós, carajás e goyazes até a chegada de bandeirantes em busca de seu ouro. Hoje, a cidade abriga em seu vasto patrimônio arquitetônico os museus Casa Cora Coralina, das Bandeiras, Conde dos Arcos, do Judiciário e de Arte Sacra da Boa Morte.

Além de administrar uma cidade que é patrimônio histórico da humanidade, o prefeito vai falar sobre a importância da agricultura familiar na economia local, inclusive com a instalação de escolas em áreas rurais, implementação dos projetos Vale-Feira, para ajuda e compra de alimentos da agricultura familiar; Alinhavar, de incentivo e geração de emprego por meio da instalação de Polo de Confecções; Banco do Povo, para fomento e subsídios a microempreendedores; e o de incentivo ao turismo no Complexo da Carioca e no Parque da Estrada Imperial, locais de muita beleza natural.

Ideli Salvatti vai apresentar também o legado dos governos Lula e Dilma na cidade de Goiás, assim como os investimento realizados no município por meio do PAC Cidades Históricas.

O programa PT Cidades faz parte das ações do Conselho Político da SNAI (Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais) e visa fortalecer a atuação do Partido dos Trabalhadores.

Legado dos governos Lula e Dilma

• Luz Para Todos: 394 ligações (2015)
• Pronaf: 382 contratos firmados, R$ 8,5 milhões
• Farmácias Populares: 14 instaladas
• Construção de 1 posto de Saúde
• Aquisição de 1 ambulância para o Samu
• Aquisição de 1 UTI Móvel para o Samu
• Bolsa Família: 1,7 mil famílias (2016) atendidas
• Minha Casa Minha Vida: 444 unidades contratadas (2016)
• Construção do novo campus do IFG
• Pronatec: 2,8 mil alunos atendidos
• Postos de trabalho: 571 criados no município nos governos Lula/Dilma
• Caminho da Escola: 8 ônibus adquiridos
• Creche: 1 construída
• Unidade de Pronto-Atendimento (UPA): 1 construída

“O PAC Cidades Históricas representa, sobretudo, uma sensibilidade muito grande dos governos do PT, governos democráticos que têm uma visão de valorizar a sua gente. Lula e Dilma fizeram uma transformação muito grande nesse país, valorizando a cultura, a educação e o nosso passado”, afirma o prefeito de Goiás, Aderson Gourvea.

PAC Cidades Históricas (governo Lula e Dilma)

Recuperação da Ponte da Cambaúba
Requalificação da Sede da Diocese de Goiás – instalação do Arquivo Diocesano
Restauração do Casarão da Escola de Artes Veiga Valle
Restauração do Casarão da Prefeitura Municipal
Restauração do Cine Teatro São Joaquim
Restauração do Mercado Municipal

Investimento total: R$ 46.906,49

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast