PT Cidades de hoje traz secretários de Saúde de Araraquara e Xapuri

Programa mostrará políticas públicas em municípios tão distintos: um do interior de SP, com 240 mil habitantes, o outro na floresta amazônica, no sul do Acre, com 20 mil moradores

Site do PT

Programa PT Cidades

O PT Cidades desta terça-feira, 07, será temático. A ex-senadora e apresentadora Ideli Salvatti vai entrevistar os secretários de Saúde de duas cidades emblemáticas por sua história e atuação no combate à pandemia. O programa, que será transmitido ao vivo, das 19h às 20h, pela TvPT no YouTube, tem como convidado a secretária Eliana Honain, de Araraquara (SP), e o secretário Wagner de Menezes, de Xapuri (AC).

Xapuri é terra do seringueiro e líder sindical Chico Mendes, que viveu toda a sua vida na cidade até ser assassinado a tiros na noite de 22 de dezembro de 1988, e considerada o símbolo do movimento ambientalista mundial. Separadas por cerca de 3,5 mil km, no outro extremo está Araraquara, no interior de São Paulo, cidade modelo e referência mundial no combate à pandemia de Covid-19.

O programa vai explorar como é a vida e políticas públicas em dois “brasis” tão distintos: uma cidade industrializada no maior estado da federação e outra em plena floresta amazônica.

A economia de Araraquara é centrada no agronegócio. Com uma das maiores fábricas do mundo, o município é um dos principais exportadores de suco de laranja do Brasil – o que deixa o ar da cidade tomado pelo aroma doce da fruta. A morada do sol, como é conhecida Araraquara, tem cerca de 240 mil habitantes.

Xapuri, com seus cerca de 20 mil habitantes, é o segundo município mais populoso da região de Brasiléia, no Acre, e tem sua economia basicamente voltada para o setor primário e a pecuária, destacando-se o extrativismo vegetal. Os principais produtos são a borracha e a castanha.

Em relação a políticas públicas, o secretário de Saúde de Xapuri vai mostrar, por exemplo, a importância da telemedicina para o município na floresta amazônica, por exemplo, que leva atendimento médico e de qualidade de grandes centros para dentro da casa das pessoas sem os custos de uma viagem para se consultar em São Paulo.

Em Araraquara, o governo do prefeito Edinho Silva (PT) comemora o fechamento da ala de Covid-19 do Pronto-Socorro do Melhado, mas a cidade não se descuida na prevenção à variante Ômicron, que assusta países da Europa. A secretária também vai mostrar ações da prefeitura no combate à Covid-19 que tornaram Araraquara sinônimo eficaz de combate ao vírus.

PT Cidades

O programa PT Cidades faz parte das ações do Conselho Político da SNAI (Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais) e visa fortalecer a atuação do Partido dos Trabalhadores. Acompanhe as transmissões da Rádio PT e da TvPT pelo YouTube. É a sua interação que faz do PT o partido mais influente nas redes sociais. Siga e compartilhe!