PT Cidades desta terça apresenta gestão em Belém (PA)

Ideli Salvatti vai entrevistar o vice-prefeito da capital paraense Edilson Moura (PT), que assumiu a Prefeitura durante licença do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol)

Site do PT

Programa PT Cidades, na TvPT

Nesta terça-feira, 16, às 19h, o PT Cidades entrevista o prefeito em exercício de Belém, no Pará, Edilson Moura, quadro do Partido dos Trabalhadores. O vice-prefeito assumiu o Executivo enquanto o prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) recupera sua saúde. O PT governou a capital paraense por dois mandatos, de 1997 a 2004, com Rodrigues.

Décima primeira maior cidade brasileira, Belém, terra do açaí, é uma cidade com 405 anos, formada a partir de expedição chefiada pelo capitão-mor português Francisco Caldeira Castelo Branco, que, com seus 200 homens, tinha a tarefa de afastar corsários do litoral norte brasileiro e a missão de colonizar o “império das Amazonas”.

Belém tem uma população de 1,5 milhão de habitantes, segundo previsão do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Fundada em 1616, a cidade já foi uma das mais importantes do Brasil e uma das mais ricas do mundo durante a “era da borracha”, extraída a partir de látex de suas seringueiras.

Apresentado por Ideli Salvatti, o PT Cidades traz inovações em políticas públicas implementadas por gestores do PT. No programa de hoje, a ex-senadora e ex-ministra do governo Dilma Rousseff vai apresentar a gestão compartilhada com Psol na administração Belém, onde o PT é vice-prefeito.

Durante o programa de uma hora de duração, Ideli Salvatti vai apresentar as principais ações que a Prefeitura de Belém está desenvolvendo na retomada da normalidade pós-pandemia, combate à Covid-19, investimento em infraestrutura e zeladoria urbana, ações na promoção de saúde pública, participação popular nas decisões sobre onde investir recursos públicos, plano de mobilidade urbana, educação e programação especial da administração pública por conta do mês da Consciência Negra, além de atividade de conscientização e defesa da diversidade a partir de torneio LGBTQIA+ realizado em uma aldeia.

Com cerca de 80% de sua população vacinada com duas doses, Belém caminha para sair da pandemia. A cidade já aplicou em sua população cerca de 2,3 milhões de doses de vacina. De janeiro a outubro deste ano, as notificações de Covid-19 foram reduzidas em 97% e o número de óbitos, 99%.

A TvPT e a Rádio PT preparam uma programação especial para a Semana da Consciência Negra. Acompanhe pelo canal do Partido dos Trabalhadores no Youtube.