PT cria Fórum de Secretários de Saúde para articular ações nos estados

Um dos focos da atuação será a campanha Vacinação Já Para Todos, com exigência para a liberação e compra de vacinas pelos municípios e a elaboração de um Plano Nacional de Vacinação que priorize os mais vulneráveis e as camadas mais pobres da população.

Divulgação

Em encontro organizado pela Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais do PT (SNAI), secretários de saúde nas administrações petistas discutiram e deliberaram sobre várias ações, inclusive a criação do Fórum Nacional de Secretários/as de Saúde do partido.

O objetivo do fórum será o de organizar o apoio à gestão, orientação e articulação de ações junto aos estados que puderem organizar o Fórum Estadual de Saúde.

A reunião contou também com a participação de Eliane Cruz, do Setorial Nacional de Saúde do PT, do deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) e do deputado estadual Saretta, que preside a Comissão de Saúde da Alesp, além de dezenas de secretários da pasta em administrações petistas.

Além da criação do fórum, o coletivo decidiu pela promoção e fortalecimento de ações regionalizadas, do tipo Gestão Regional ou Consórcios, em atuação com as administrações municipais de outras legendas.

Também ficaram definidas ações para o fortalecimento do SUS, com pressões junto ao Congresso para que o orçamento da União de 2020 seja igual a 2019 e garantir o repasse dos recursos federais para Estados e Municípios

Os secretários de saúde irão se mobilizar em torno da campanha Vacinação Já Para Todos, com exigência para a liberação e compra de vacinas e pela elaboração de um Plano Nacional de Vacinação que priorize os mais vulneráveis e as camadas mais pobres da sociedade.

Também ficou deliberada a promoção de ações para dar visibilidade às ações simbólicas das gestões do PT, como por exemplo a reserva de recursos municipais para comprar vacina, equipes de vacinação indo a lugares emblemáticos, como morros, periferias, favelas, quilombos e aldeias indígenas, além de implementação dos drivethrus para a vacinação.

Ficou aprovado na reunião que os titulares das secretarias de Saúde dos municípios de  São Leopoldo/RS, Diadema/SP, Mauá/SP, Juiz de Fora/MG, Capim Grosso/BA e da Regional de Saúde Balsas/MA irão compor a Articulação Nacional da Saúde.

Da Redação, com SNAI/PT