PT decide lançar candidatura própria à prefeitura de Belo Horizonte

Decisão foi tomada por consenso durante encontro virtual do Diretório Municipal realizada durante todo o domingo.

Cesar Ogata

O Diretório Municipal do PT de Belo Horizonte aprovou durante reunião virtual realizada neste domingo (14) o lançamento de candidatura própria à prefeitura da capital mineira. A decisão foi tomada através de consenso, o que demonstra a unidade do partido na cidade, segundo a direção municipal.

Na resolução de tática eleitoral aprovada no domingo, a direção do PT BH afirma que espera construir uma frente democrática e popular com as demais forças do campo socialista e de esquerda, como “uma alternativa de resistência democrática e popular ao conservadorismo e a política neoliberal por direitos e pela vida”.

“O Partido se coloca fortalecido para, a partir do resgate do sentido das políticas de governos populares das gestões de Patrus Ananias (1993-1996), Célio de Castro (1997-2001) e Fernando Pimentel (2001-2008), apontar uma visão de futuro para a cidade que estejam presentes a garantia e a expansão dos direitos à cidade, à moradia e trabalho dignos, uma renovada perspectiva sócio-ecológica para a urbanização, a criação e, em alguns casos, a recriação de instrumentos de participação popular e socialização do poder”, diz um trecho da resolução aprovada pelo PT BH.

Guima, presidente do PT BH, reafirma que hoje a prioridade é a busca da unidade do conjunto do partido na capital mineira. “O ponto central do nosso debate em torno da candidatura própria em Belo Horizonte é a unidade do partido. Foi o que sempre buscamos desde o início dessa discussão. A partir daí nós vamos abrir um amplo diálogo com as bases e a nossa militância em torno da disputa eleitoral na capital, a exemplo do consenso que construímos durante a realização do encontro que definiu pela candidatura própria”, destaca Guima.

O prazo para apresentação das pré-candidaturas petistas à prefeitura de Belo Horizonte se encerra na próxima sexta-feira, 19 de junho. A partir daí então ocorrerá a definição do nome do PT para a disputa municipal.

Da Redação, com informações do PT BH

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil

Mais notícias

PT Cast