PT, eleições 2024: após MG, Gleisi deve visitar Florianópolis

Agenda em SC deve ocorrer nos dias 26 e 27. Presidenta quer concluir no 1º semestre visita a todas as regiões e estratégias para a disputa municipal

Foto: Gabriel Souza

Presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, durante plenária em Minas Gerais

A presidenta Nacional do PT e deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, participou nos dias 19 e 20 de uma série de agendas em Minas Gerais. Os encontros, que serão realizados em todas as regiões do Brasil, têm como objetivo construir uma estratégia para as eleições municipais de 2024, junto com a Federação Brasil da Esperança, da qual o PT faz parte com PV e PCdoB, e ampliação de diálogo com lideranças regionais do partido.

A previsão é que Gleisi inicie as próximas agendas em Florianópolis, nos dias 26 e 27 de maio, quando deverá fazer plenária com movimentos sociais e se reunir com dirigentes do PT e representantes da Federação. A presidenta já visitou as cidades de Brasília (DF), Manaus (AM), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). A expectativa é que encerre ainda no primeiro semestre visitas a todas as regiões do país, cobrindo o máximo de estados.

“Vai ser uma eleição importante e, obviamente, que ela vai ter também um papel importante na eleição de 2026. Nós precisamos aumentar o nosso número de prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras”, afirmou Gleisi Hoffmann. “Eu tenho feito rodadas em vários estados para conversar com os nossos dirigentes e parlamentares para a gente ir se organizando para 2024.”

Sobre a estratégia e metas para 2024, Gleisi afirmou que números devem ficar para o segundo semestre, depois que as direções da legenda fizerem o mapeamento concreto das cidades em que as candidaturas petistas possam ser vitoriosas.

Na sexta-feira (19), primeiro dia das agendas, a presidenta do PT visitou a cidade de Contagem, onde se reuniu com a prefeita petista Marília Campos, concedeu entrevistas à Rádio FM O Tempo e à TV Assembleia e coletiva de imprensa, e almoçou com as bancadas estadual e federal do PT de Minas. “Eu hoje vim aqui com o objetivo de conversar mais com o PT, em uma primeira fase da nossa organização, e com a Federação, porque agora estamos juntos”, disse.

O segundo dia de agendas (sábado) da presidenta Nacional do PT começou em Teófilo Otoni, onde participou de plenária coletiva com as regiões do Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Em seguida, Gleisi visitou Montes Claros, onde foi realizada plenária com a militância do norte do Estado.

Gleisi afirmou que é preciso que o PT defina ainda neste ano as candidaturas, alianças e como será a campanha da próxima eleição municipal. “Não dá para deixar para decidir as coisas em 2024. Por isso, estamos nos reunindo com os nossos dirigentes, com os nossos deputados e também com as mulheres para fortalecer a sua presença nas próximas eleições”, comentou.

A agenda de Gleisi incluiu reunião com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores do PT, membros do Diretório Estadual, dirigentes municipais da região metropolitana mineira, plenária com movimentos sociais e encontro com mulheres do PT (Elas por Elas).

Gleisi falou que a força do partido está no debate e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende priorizar políticas públicas em seu terceiro governo. “O PT tem vida, discute e debate todas as matérias. Acho isso benéfico, inclusive, porque chama a atenção para eventuais problemas”, afirmou.

A presidenta apontou que, agora, o PT deve enfrentar menos dificuldades que em disputas anteriores, quando a legenda foi alvo de campanha de ódio. “Aquela perseguição já arrefeceu muito. As pessoas começaram a entender que houve uma barbárie contra o partido e o presidente Lula e o fato de também ter Lula na Presidência ajuda muito. O sucesso do governo tem impacto também nas eleições municipais”, comentou.