PT no Senado anuncia apoio à reeleição de Rodrigo Pacheco

Senador Fabiano Contarato, novo líder da bancada, anuncia definição do partido após reunião nesta quinta. Postura em defesa da democracia por parte de Pacheco pesou na decisão

Alessandro Dantas

Senador Fabiano Contarato (PT-ES). Foto: Alessandro Dantas

O senador Fabiano Contarato (PT-ES), novo líder da bancada, anunciou nesta quinta-feira (26) que o Partido dos Trabalhadores apoiará a reeleição do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na eleição que ocorrerá na próxima semana, início da 57ª Legislatura.

De acordo com Contarato, um dos principais motivos que levaram os parlamentares a apoiar a recondução de Pacheco foi, justamente, a postura em defesa da democracia durante os atos antidemocráticos de 7 de setembro do ano passado e dos atos terroristas de 8 de janeiro.

“O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, demonstrou um comportamento em defesa da democracia irrefutável. Eu acho que o melhor terreno para plantar e colher direitos é a democracia. Então, em momentos decisivos, ele, como presidente do Senado, teve uma atuação firme”, disse. “Neste momento, a bancada do PT no Senado defende, obviamente, a reeleição do presidente, senador Rodrigo Pacheco”, completou Contarato.

Os trabalhos no Senado recomeçam na próxima quarta-feira (1º) com a realização de reuniões preparatórias para a posse dos senadores eleitos em outubro de 2022 e a eleição do presidente e dos demais cargos da Mesa.

Às 15h, há a primeira reunião preparatória, em que os senadores a serem empossados prestam o compromisso regimental, sem discurso dos presentes.

Depois da posse, por volta de 16h, começa a segunda reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado. O mandato do presidente, que também responde pela Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos.

Na quinta-feira (2), às 15h, começa e sessão solene de abertura do ano legislativo em que é lida uma mensagem do presidente da República, com as perspectivas para Câmara e Senado em relação à tramitação de propostas consideradas prioritárias pelo Executivo.

Do PT Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast