PT obtém assinaturas para urgência do PL que proíbe cortes nas universidades

Bancada do PT obteve número suficiente de assinaturas para pedir urgência na votação de um projeto da deputada Maria do Rosário que pode vetar o corte de 30% nas verbas

Gustavo Bezerra

A Bancada do PT na Câmara, puxada pela deputada Margarida Salomão (PT-MG), conseguiu nesta terça-feira (7) o número suficiente de assinaturas para pedir urgência na votação de um projeto de lei – da deputada Maria do Rosário (PT-RS) – que pode vetar o corte de 30% nas verbas destinadas à universidades e institutos federais anunciado por Bolsonaro.

Margarida Salomão coordena a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades – posto no qual se sente à vontade, já que foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – e, junto com Rosário, o líder Paulo Pimenta (PT-RS) e outros parlamentares que atuam nas pautas da educação, conseguiu recolher o número de assinaturas necessárias (257) para protocolar um requerimento de urgência para a votação de um projeto de Lei Complementar (PLP 8/2019) que pode frustrar os planos de Jair Bolsonaro de cortar 30% das verbas destinadas ao ensino superior.

A rapidez com que os apoios ao requerimento de urgência foram conseguidos, segundo as deputadas, é um ótimo indicador. “Isso é uma vitória para a luta que mostra o clima do Parlamento! Nós deliberamos isso na reunião da Frente Parlamenta [que acabou por volta das 13h] e agora à noite já conseguimos o número suficiente de assinaturas para transformar essa resolução em realidade”, comemorou a parlamentar mineira.

Lei de Responsabilidade Fiscal

“A ideia é colocarmos na Lei de Responsabilidade Fiscal as áreas que não poderão sofrer contingenciamento e nisso entrarão os institutos federais e as universidades brasileiras”, explicou Maria do Rosário, que também informou a intenção de alguns parlamentares de apresentar emenda à proposta para incluir a educação básica entre os setores livres de contingenciamento orçamentário.

Leia a íntegra da proposta

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast