PT quer que BB reveja decisão de fechar agências e demitir cinco mil

A bancada do partido no Senado Federal divulgou nota em que considera a medida anunciada pelo Banco do Brasil de fechar 361 agências e de abrir um programa de demissões como irresponsável e contrária aos interesses da população. A bancada pede no documento a reversão imediata da decisão para preservar empregos e renda. Leia a íntegra da nota:

Divulgação

O anúncio do fechamento de 361 unidades do Banco do Brasil e de abertura de um programa de demissão de 5 mil trabalhadores representa uma medida irresponsável e contrária aos interesses da sociedade brasileira.

Vai impactar negativamente na economia brasileira e aprofundar a crise que atinge a vida do povo. Segundo dados do IBGE, a economia brasileira tem mais de 14 milhões de desempregados, ainda não tendo recuperado o patamar de produção anterior à pandemia.

O Banco do Brasil é um importante instrumento de desenvolvimento da economia, constituindo um banco público que viabiliza crédito para os setores produtivos como agricultura, indústria e comércio, e também para as pessoas físicas, com mais de 73 milhões de contas. Pequenos e médios municípios pelo país contam com unidades do banco como referência financeira para a movimentação de suas economias locais.

Diante do quadro atual, é fundamental que seja revista a decisão do Banco do Brasil, de modo a não reforçar expectativas negativas sobre a economia brasileira, aprofundando a piora econômica e social em curso.

A Bancada do PT no Senado Federal defende a reversão imediata da medida anunciada pelo Banco do Brasil, de modo a preservar empregos e a renda do trabalho. As medidas de austeridade, privatização e enxugamento das estruturas públicas em meio à crise apenas contribuem para um círculo vicioso que resulta em piora dos serviços públicos e redução do emprego, da renda e do bem-estar, afastando o Estado brasileiro da realização do interesse público e das demandas da sociedade por um Estado mais justo e comprometido com a solução dos problemas econômicos e sociais.

Rogério Carvalho – líder do PT no Senado

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast