PT repudia agressão a candidato a vereador no Piauí

Em nota, o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores denuncia as ameaças e ataques homofóbicos contra o candidato a vereador da legenda Well Lima, no município de Pedro II. “A utilização de práticas fascistas ainda é comum em nossos dias e nos leva a uma grave constatação: pessoas LGBTI são diariamente oprimidas de diversas formas”, alerta a sigla

Site do PT

Nota do PT

NOTA DE REPÚDIO À AGRESSÃO E TENTATIVA DE INTIMIDAÇÃO A CANDIDATO NO PIAUÍ

 

O Partido dos Trabalhadores repudia e denuncia as ameaças e tentativa de intimidação motivadas por homofobia contra o candidato a vereador Well Lima, filiado ao PT no município de Pedro II (PI).

No momento em que o processo eleitoral se inicia, velhas práticas como o uso de violência para amedrontar e silenciar candidatos, revelam o desespero e o ódio que não aceita e respeita a diferença.

As ameaças nas redes sociais ao candidato já vinham ocorrendo sem que houvesse qualquer ação para coibi-las. No dia 13 de outubro, a residência do candidato foi alvejada por tiros e teve portão pichado com ameaça de morte.

Essa é uma demonstração inequívoca que ainda estamos longe de garantir respeito e dignidade às pessoas LGBTI. A utilização de práticas fascistas ainda é comum em nossos dias e nos leva a uma grave constatação: pessoas LGBTI são diariamente oprimidas de diversas formas.

Os fatos comprovam que as pessoas LGBTI não têm direitos garantidos, em especial na política, pois suas candidaturas sofrem todo tipo de violência, inclusive ameaças de morte. Infelizmente essa é a realidade sem disfarces ou máscaras.

As ameaças ao companheiro Well Lima constituem também um mecanismo de silenciamento e invisibilidade para impedir a denúncia, a reflexão e a crítica sobre a situação das pessoas LGBTI.

Em nosso país sempre foi assim: os poderosos falam, decidem, resolvem, determinam quem pode ou não pertencer “à sociedade”.

Felizmente esse cenário tem mudado, especialmente pela ação corajosa de quem não se intimida, não se deixa silenciar amedrontar. As pessoas LGBTI são parte da sociedade, queiram ou não os que usam de qualquer tipo violência contra elas.

Diante desse gravíssimo fato manifestamos nossa solidariedade e apoio ao companheiro Well Lima e esperamos que as autoridades atuem de maneira rápida no intuito de descobrir e responsabilizar os autores, para que sejam levados à justiça.

Reivindicamos proteção efetiva ao companheiro por parte das autoridades de segurança pública do estado, para garantia da integridade física de nosso companheiro.

 

DIRETÓRIO NACIONAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

14 DE OUTUBRO DE 2020

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast