PT repudia ataques racistas contra o vereador Thor de Ninha

Programa Janela da Verdade Portal Burburinho News utilizou recortes de pronunciamento do vereador na Câmara Municipal de Alagoinhas ironizando assunto de elevado custo ao povo negro do país

O Partido dos Trabalhadores se solidariza com o vereador de Alagoinhas (BA), Thor de Ninha (PT), e repudia os ataques e inverdades divulgados em programa jornalístico. Para o secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas, é inaceitável a tolerância com discriminações e desrespeitos com a população negra.

“Não é possível continuarmos a tolerar a discriminação e o desrespeito por parte dos meios de comunicação pública, que deveriam zelar pela informação correta e isenta. O povo negro, assim como os parlamentares do PT não vão mais aceitar isso. Toda nossa solidariedade ao companheiro Thor de Ninha, diz Martvs.”

Nota

No dia 15 de abril, o apresentador do programa Janela da Verdade Portal Burburinho News e vereador do Democratas de Lauro de Freitas, Gabriel Bandarra Joffily de Souza, dedicou seu tempo para proferir ataques e inverdades contra o vereador Francisco Thor de Ninha, utilizando-se de recortes em relação ao pronunciamento proferido na tribuna da Câmara Municipal de Alagoinhas, em 04 de fevereiro.

Na tentativa de descaracterizar o pronunciamento, o democrata omitiu o tema central do pronunciamento: o Projeto de Lei que propõe a criação do Diálogo Diário Antirracista (DDAR) no serviço público municipal.

É lamentável ver o apresentador de um programa jornalístico faltar com o compromisso com a verdade e desrespeitar um tema extremamente complexo, como o enfrentamento ao racismo, para se debater com inverdades e piadas de extremo mau gosto. Bandarra demonstra insensibilidade e falta de profissionalismo ao deixar de exibir com fidelidade o pronunciamento do vereador, preferindo fazer recortes e se utilizando de termos pouco convencionais, de baixo calão e de forma grosseira, ironizando uma questão que tem um elevado custo ao povo negro do nosso país.

Se voltar contra aqueles que levantam a voz para combater as desigualdades e injustiças que tanto envergonham a nossa sociedade, não reconhecer a existência do racismo estrutural e ainda tratar com ironia ou satirizar essa dura realidade, é banalizar o sofrimento do outro.

Expressamos desta forma, nosso repúdio e indignação aos ataques e ao desserviço prestado à sociedade por este apresentador e seu veículo de comunicação em relação a este tema em específico.

Jornada Antirracista

O Projeto de Lei 002/2021 do vereador Thor de Ninha foi aprovado por unanimidade durante a Semana da Jornada Nacional de Legislação Antirracista, promovida pela Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores.  O PL de Ninha cria o Diálogo Diário Antirracista na administração pública municipal, direta e indireta. Os servidores públicos, no início do expediente, participam de conversas sobre temas relacionados a comportamentos racistas nas instituições brasileiras.

Da Redação, com informações do Diretório Municipal do PT Alagoinhas e do PT Bahia