Relator tucano rejeita segunda denúncia contra Temer na CCJ

Parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) foi na contramão do que indicam todas as provas contra o ilegítimo Michel Temer

Lula Marques/Agência PT

Presidente golpista Michel Temer

Em uma sessão que durou quase sete horas, nesta terça-feira (10), o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), relator da solicitação para processar o presidente ilegítimo Michel Temer e dois de seus ministros, Eliseu Padilha e Moreira Franco, recomendou a inadmissibilidade da denúncia e pediu o indeferimento da instalação do processo contra Temer.

O relatório de Andrada foi na contramão do que indicam todas as provas contra Temer e afirmou não haver “justa causa” para o prosseguimento da denúncia.

Diferentemente do que sustentou o relator em seu parecer, a Bancada do PT mostrou durante toda a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) haver um repertório farto de provas contra o presidente ilegítimo.

“A acusação contra Temer tem densidade, tem força probatória e tem consistência”, avaliou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Isso porque, para além de uma delação, Teixeira disse haver um rol de materialidade. “Há uma gravação, uma ação controlada, uma prisão e uma apreensão de valores”, referindo-se ao emaranhando de situações que se interligam e se complementam.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) reforçou igualmente os argumentos que demonstram estar comprovado o cometimento de crime pelo presidente ilegítimo.

“É um absurdo arquivar uma denúncia que não é feita com base apenas na fala de delatores. Não é só isso! Existe a gravação, existe a voz de Temer, existe mensagem de celular, existe mala de dinheiro. Não estamos falando de indícios, estamos falando de provas que indicam que esse governo, que se instalou aí por meio de um golpe, é corrupto”, detalhou.

Para o deputado Luiz Couto (PT-PB), o relator, em seu parecer, desconsiderou completamente “as denúncias que são gravíssimas, robustas e consistentes”.

“O relator chegou a dizer em sua fala que num momento posterior o presidente poderá ser processado, quando deixar o mandato. Ou seja, admite que tem provas, mas na realidade não quer, neste momento, que o Supremo seja autorizado a fazer a investigação contra Temer”, criticou.

A leitura do relatório antecedeu as falas dos advogados de defesa dos três acusados. Pesam sobre os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) a acusação pelo crime de organização criminosa, diferentemente de Temer, que, além desse crime, é acusado de obstrução de justiça.

Durante toda a sessão da CCJ, os deputados do PT insistiram junto ao presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), que a denúncia deveria ser “fatiada” em três, a fim de individualizar a análise do que pesa contra cada um. “Queremos separar o joio do trigo, separar o que tem base consistente do que não tem”, explicou Paulo Teixeira.

O deputado Valmir Prascidelli (PT-SP) lembrou que – a partir da materialidade da denúncia contra Temer – seu afastamento daria ao País uma consequência politicamente adequada diante da situação em que o Brasil se encontra no pós-golpe. “Com isso, seria possível estancar um processo de sangria do nosso País, de desmonte do Estado brasileiro, de entrega do nosso patrimônio e de destruição dos direitos dos trabalhadores”, defendeu.

Como houve pedido de vista do relatório, com prazo de duas sessões do Plenário, a discussão do parecer na CCJ ficou para a próxima semana.

Veja como os petistas se manifestaram nas redes sociais sobre o pedido do relator para arquivar a segunda denúncia contra o usurpador Temer:

 

#VERGONHOSO PSDB pede ARQUIVAMENTO da denúncia contra Temer O deputado tucano Bonifácio Andrada (PSDB) apresentou…

Publicado por Carlos Zarattini em Terça-feira, 10 de outubro de 2017

 

VERGONHA: Relator defende rejeição de denúncia contra TemerAcompanhe a reportagem da Rede TVT que explica a vergonha protagonizada pela base do governo Temer ao rejeitar, através do relatório do deputado Bonifácio de Andrada, do PSDB de Minas Gerais, a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco.

Publicado por Henrique Fontana em Quarta-feira, 11 de outubro de 2017

 

 

PELA INVESTIGAÇÃO DE TEMER Painel instalado na Câmara dos Deputados mostra quem é a favor da investigação de Temer e seus ministros, quem está em dúvida e quem é contra e quer abafar mais uma denúncia. Deputada Maria do Rosário tem lado: investigar Temer, Moreira e Padilha pelos crimes de organização criminosa e obstrução de justiça.

Publicado por Maria do Rosário em Terça-feira, 10 de outubro de 2017

 

 

#ForaTemerO governo Temer já começou errado. Não era, sequer, para ter acontecido na história brasileira. Essa agenda…

Publicado por Reginaldo Lopes em Terça-feira, 10 de outubro de 2017

 

Publicado por Valmir Prascidelli em Terça-feira, 10 de outubro de 2017

 

 

Exigimos que os crimes do presidente ilegítimo sejam investigados!

Publicado por Valmir Assunção em Terça-feira, 10 de outubro de 2017

 

VERGONHOSO!!Relator da denúncia contra o golpista Michel Temer (PMDB), deputado Bonifácio de Andrada (PSDB/MG), pede…

Publicado por Pedro Uczai em Terça-feira, 10 de outubro de 2017

 

Como esperado, o jogo sujo entre PMDB e PSDB mostra seu resultado: o tucano Bonifácio de Andrada (MG) apresentou relató…

Publicado por Humberto Costa em Terça-feira, 10 de outubro de 2017

 

Do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast