Rocky Gomes: Cultura e ativismo digital

Tribuna de Debates do PT

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

CULTURA E ATIVISMO DIGITAL COMO VALOR DE AUTO IDENTIFICAÇÃO DA JUVENTUDE COM O PARTIDO DOS TRABALHADORES

A política é uma esfera orgânica da civilização que não sobrevive sem a comunicação. E a comunicação tem em sua natureza os componentes da cultura. O ativismo digital é o meio e a linguagem humana e política usada, entendida e funcional hoje e, pelo que tudo indica, também no futuro. E o Partido dos Trabalhadores? Sem medo, arrisco em dizer que o Partido dos Trabalhadores é o partido que melhor pode desenvolver a comunicação e portanto a política em favor da população se considerarmos o grau de engajamento de seus militantes no ambiente digital. Há mais ativismo digital de esquerda e entre estes, mais petistas.

Porém, isso não é suficiente. O Partido dos Trabalhadores precisa criar uma estrutura ideológica e também mecânica de desenvolvimento da sua política unindo cultura e ativismo digital. Estamos falando de um capital político e ideológico que o Partido dos Trabalhadores possui mas que, aparentemente, dissolve-se.

Embora sejamos os mais engajados digitalmente, tanto os ativistas digitais petistas quanto todos os ativistas digitais de esquerda em geral, sobrevivem em estruturas e ações solitárias e independentes. Obviamente, devemos considerar que o fato de serem independentes garante uma credibilidade maior ao ativismo digital. Porém, independentes e solitários não é animador. Basta notarmos o quão estruturadas são as organizações golpistas que, além da própria grande mídia, contam com o apoio ainda que escusos dos partidos de direita. Esclareço que não é esse tipo de apoio e comportamento que defendo aqui. Mas sim outro, melhor e mais honesto, obviamente.

A cultura, mesmo tendo sido tratada com mais seriedade e respeito pelos nossos governos que os outros, está longe de ter um espaço consideravelmente suficiente e a altura de sua importância para o próprio partido. É importante lembrar que a qualidade e a importância dos artistas que apoiam o Partido dos Trabalhadores é, de longe, muito maior que os nomes que surgem ao lado dos nossos opositores.

Temos Chico Buarque de Holanda e temos, mesmo em grau menor de reconhecimento, artistas que superam qualquer nome popular que tenha dado apoio aos golpistas. Assim, nosso capital político e ideológico de cultura é bastante expressivo, mais que todas as estrelas decadentes golpistas reunidas. E podemos estar desperdiçando esse capital, uma vez que é dentro da classe trabalhadora, a classe representada pelo nosso partido, que surgem os maiores talentos. Nada mais natural que o Partido dos Trabalhadores reserve e assegure espaço para a cultura dentro de seus mecanismos políticos internos e externos.

Como filiado do Partido dos Trabalhadores e trabalhador da cultura, proponho que seja criado o setor de cultura e ativismo digital. Um setor sério, estruturado e forte dentro das estruturas setoriais do partido que garantirá uma política de comunicação eficiente entre as ações dos nossos representantes, os propósitos das nossas bancadas e a população com o diferencial da novidade, da beleza, da arte e da verdade do povo brasileiro expressa.

A comunicação realizada pela cultura é comprovadamente eficiente. Por meio da cultura, a alma do povo pode ser alimentada. A memória do povo pode ser roubada e perder a informação sobre o legado dos nossos governos, sobre as crueldades dos exploradores. Mas a alma preserva as emoções. E o povo brasileiro tem a mais bela das almas.

A juventude se comunica, se manifesta e se organiza por meios digitais. E a cultura jovem é o motor disso tudo. Garantir que a cultura jovem seja um patrimônio também político deve ser prioridade para o Partido dos Trabalhadores.

Enquanto organizações e movimentos golpistas elegem o primeiro de seus expoentes para o poder público um jovem negro, nós temos inúmeros jovens inteligentes e talentosos pertencentes a classe trabalhadora, de todas as etnias, que precisam reconhecer dentro do Partido dos Trabalhadores signos, imagens, nomes, rostos, músicas, comportamentos e valores que vão de encontro com sua a realidade e verdade. Os mentirosos estão falando para os jovens. Precisamos reagir com a verdade.

Unir ideologicamente talentos artísticos, designers, comunicadores, ativistas digitais, desenvolvedores de tecnologias, ativistas culturais. Jovens que se reconheçam e se identifiquem como petistas e que fortaleçam de forma convergente todos os valores defendidos pelo Partido dos Trabalhadores. A cultura e o ativismo digital podem realizar essa empreitada com clicks, imagens, sons, filmes, raps, grafites, poesias, blogs, e tantas outras novidades ainda por vir.

Em tempo, que sejamos mais Partido dos Trabalhadores do que PT. Comuniquemos cada vez mais a nossa verdade.

Por Roque Gomes dos Santos, conhecido como Rocky Gomes, Produtor Cultural, Músico, Ator e Roteirista, Filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 2004, para a Tribuna de Debates do 6º Congresso. Saiba como participar.

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores