Rogério Correia propõe frente internacional democrática e antifascista

“Fiz a proposta e ele acolheu essa ideia”, disse o deputado Rogério Correia que, juntamente com a comitiva brasileira, manteve reunião com o deputado democrata Bernie Sanders, nos EUA

Divulgação

Comitiva de parlamentares brasileiros com o deputado democrata norte-americano, Bernie Sanders

“Fiz a proposta de uma internacional democrática e antifascista e ele acolheu essa ideia. Vamos buscar um movimento internacional que denuncie a ultra direita, o neofascismo e garanta a democracia no mundo, que é essencial para conquistar direitos. Foi uma conversa excelente, com boas projeções de ação”.

Assim o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) resumiu a reunião que a Frente Parlamentar Brasileira pela Defesa da Democracia teve na tarde de quarta-feira (1) em Washington (EUA) com o senador do Partido Democrata e ex-candidato à presidência, Bernie Sanders, “uma referência política na defesa das liberdades”, salientou Rogério.

A convite da CPI do Capitólio, ele e o senador Humberto Costa (PT-PE), junto com outros parlamentares que integram a Frente, viajaram os Estados Unidos na segunda-feira, 29 de abril, onde ficam até sexta-feira (3) cumprindo intensa agenda de encontros, visitas e reuniões com foco na união de esforços para a defesa da democracia no mundo.

“Foi uma importante reunião. Ele (Sanders) nos acolheu e colocou as preocupações que os Estados Unidos têm hoje com o processo democrático. A ultra direita age da mesma forma que age no Brasil. Relatei que Jair Bolsonaro provavelmente será preso e tem feito um movimento muito ofensivo contra a democracia no mundo inteiro, se colocando como coitado. Na verdade, ele tentou acabar com o processo democrático e o direito de voto”, relatou Rogério após a reunião com o senador democrata.

Sobre a atuação da internacional democrática, também chamada de Frente Mundial de Defesa da Democracia, Rogério explicou que ela buscará a criação de mecanismos de combate à desinformação, aos discursos de ódio e também contra o Estado de Direito.

Em suas redes sociais, o deputado postou foto de Sanders junto com a comitiva de senadores e deputados brasileiros, entre eles a relatora da CPMI do 8 de janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), a deputada Jandira Feghalli (PCdoB-RJ) e o deputado Pastor Henrique (PSol-RJ).

Agenda no Banco Mundial

Também na quarta-feira a comitiva participou de jantar com a embaixadora brasileira nos Estados Unidos, Maria Luiza Ribeiro Viotti, e se reuniu com Marcos Vinicius Chiliatto, diretor executivo do Banco Mundial. Como pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte, o deputado Rogério Correia aproveitou a oportunidades de apoio e investimentos na capital minera.

“É muito interessante, tem muitos recursos para a área climática, área de segurança pública, também a área de combate à pobreza e estruturação de emprego. Já estou fazendo os contatos porque Belo Horizonte precisa andar para melhorar cada vez mais”, adiantou o deputado.

Intercâmbio pela democracia

Os atos violentos de 6 de janeiro de 2021 contra o Capitólio em Washington (EUA), e em 8 de janeiro de 2023 na Praça dos Três Poderes em Brasília, além da experiência acumulada das investigações da CPI do Capitólio e da CPMI do Golpe, são a base das agendas da missão brasileira nos Estados Unidos.

Nesta quinta-feira, antes da reunião com Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os parlamentares brasileiros têm um importante encontro com o deputado Jamie Raskin, membro da CPI do Capitólio. Partiu dele o convite oficial para a ida dos parlamentares brasileiros aos EUA. Raskin é um dos principais interlocutores na defesa da democracia nos EUA e no Brasil.

A comitiva brasileira entregará a ele uma cópia do relatório final da CPMI do 8 de janeiro, e vai tratar de temas como o fortalecimento das democracias e a consolidação de canais de cooperação.

Agendas anteriores

Entre outras agendas já cumpridas, destaque para as reuniões de terça-feira (30), quando a comitiva suprapartidária teve reunião na Comissão de Segurança Multidimensional da Organização dos Estados Americanos (OEA). Os parlamentares fizeram a denúncia dos crimes contra a democracia no Brasil e pediram investigações em toda a América Latina.

Na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, foi decidida a criação da Frente Internacional em Defesa da Democracia para fortalecer e conter o avanço do discurso de ódio e das fake news fascistas, impulsionadas por seus aliados tecnocratas das big techs.

“Isso é muito importante nesse momento em que, no mundo inteiro, a ultra direita tenta se articula, ou seja, é necessária uma Frente Mundial de Defesa da Democracia”, anunciou Rogério no Jornal PT Brasil da TvPT de terça-feira (30), com envolvimento inclusive do Parlamento Europeu para a criação da Frente, contra a articulação ultradireitista e neofascista.

A reunião na Comissão Interamericana teve um caráter importante. “Aqui estiveram deputados bolsonaristas fazendo fake news e nós os desmascaramos completamente. Vieram fazer mimimi, se disseram perseguidos, mas provamos que o que houve no Brasil foi uma tentativa de golpe”, reafirmou, ao comunicar que parlamentares norte-americanos virão ao Brasil agora para obter mais informações da CPMI e aprofundar o conhecimento da tentativa de golpe à democracia brasileira.

da Redação