RS: Olívio Dutra é pré-candidato do PT ao Senado

O ex-governador integrará a chapa do governador Tarso Genro à reeleição

Foto: PT-RS

O PT do Rio Grande do Sul anunciou o nome do ex-governador do estado Olívio Dutra como pré-candidato do partido a uma vaga no Senado Federal. O presidente de honra do PT gaúcho, Dutra é considerado como um importante reforço na chapa do governador Tarso Genro, do PT, que disputará a reeleição.

Durante o anúncio, ocorrido na quarta-feira (28), Dutra defendeu a reforma política, tributária, urbana e agrária.  Para ele, a reeleição de Tarso e da presidenta Dilma Rousseff são fundamentais para o aperfeiçoar e aprofundar os projetos de governo do PT. “Os governos estão fazendo bem para o Rio Grande e para o Brasil”, disse Dutra.

Na ocasião, o governador Tarso Genro não poupou elogios ao companheiro de chapa. “Olívio é muito mais que um membro de um partido, é um símbolo político da dignidade nacional”, declarou.

Dutra tem vasta história de lutas políticas. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do estado e deputado federal constituinte em 1988.  Além de governador eleito em 1998, foi prefeito de Porto Alegre.

Suas administrações foram marcadas por ações pioneiras e revolucionárias para o estado, como a criação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e a implementação do Orçamento Participativo.

No governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi ministro das Cidades por dois anos.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias