Saiba como checar imagens manipuladas ou fora de contexto

O Google Images permite que você faça uma espécie de pesquisa reversa: em vez de digitar algo para encontrar imagens, você pode jogar uma imagem e encontrar páginas em que ela ou imagens semelhantes apareçam

Site do PT

Saiba como identificar imagens falsas utilizadas em fake news

Recebeu alguma foto suspeita, que parece ter sido tirada de contexto ou manipulada? O Google tem um recurso que pode ajudar você a desmentir fake news. O recurso é antigo, mas pouco conhecido ou utilizado.

O Google Images permite que você faça uma espécie de pesquisa reversa: em vez de digitar algo para encontrar imagens, você pode jogar uma imagem e encontrar páginas em que ela ou imagens semelhantes apareçam.

Aqui no Verdade na Rede usamos essa ferramenta para verificar que uma imagem da transposição do Rio São Francisco atribuída a Bolsonaro era, na verdade, uma obra inaugurada por Dilma, como você pode ver no vídeo abaixo.

A agência AFP usou o recurso recentemente para desmentir mensagens pró-Bolsonaro, que diziam que militares estavam trabalhando nas obras da transposição.

A imagem também era do governo Dilma e havia sido tirada do contexto. Já o Aos Fatos usou o Google Images para, em 2018, provar que não era Adélio Bispo quem aparecia ao lado de Lula – a foto havia sido manipulada.

Se você está acessando pelo celular, essa página pode ajudar a fazer a busca do Google Images.

Siga a gente nas redes (@verdadenarede) e acompanhe a Verdade na Rede para mais dicas sobre como checar informações!

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast