Santo André: estímulo à participação infantil é premiado

Estímulo à participação infantil nas discussões da gestão municipal garantiu prêmio nacional da Abrinq ao petista Carlos Grana

Reunião sobre Orçamento Participativo. Foto: Reprodução Facebook

A participação cidadã na gestão do prefeito Carlos Grana (PT), em Santo André, estimula até mesmo a participação das crianças. Moradores de 2 a 10 anos puderam levar suas demandas ao Planejamento Participativo e ao Orçamento Participativo, além de formarem um conselho mirim com 280 crianças.

A iniciativa contribuiu para que o prefeito petista conquistasse o título de Destaque Nacional da 5ª Edição do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, promovido pela Fundação Abrinq. As iniciativas implementadas em Santo André fizeram com que Carlos Grana se destacasse entre os 437 municípios finalistas e ficasse entre os seis Destaques Nacionais, escolhidos entre os 102 governantes que receberam o prêmio “Reconhecimento Pleno”.

“As crianças têm uma visão de coletivo, sempre pedem ações que beneficiem o grupo, seu colegas, a escola e seu entorno”, diz Grana.

E a Prefeitura levou em conta tais anseios, como na iniciativa que assegurou o atendimento de mais de 500 crianças com deficiência em escolas regulares da rede municipal, todas com acessibilidade –rampas de acesso etc.

Música na escola

Outra iniciativa de destaque na educação de Santo André é o “Música na Escola – Projeto Andreense de Educação Musical”, que atende alunos entre 6 e 11 anos matriculados em em CESAs (Centros Educacionais de Santo André),  de 11 bairros da cidade.

“Cada aluno recebe um instrumento e fica responsável por ele, o que gera uma consciência de responsabilidade, além de permitir que ele treine em casa. Dessa forma os os rendimentos escolares desses alunos tiveram uma melhora significativa”, comemora o prefeito.

II Encontro do Projeto Música na Escola, no Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia. Foto: Reprodução Facebook

A Marilsa Maia é mãe de duas meninas que frequentam as aulas de música do CESA Vila Linda, e conta que o rendimento de suas filhas melhorou muito com as atividades extracurriculares. “Terça-feira é o dia que elas mais gostam, porque é dia de aula de música. E além dessas aulas elas também fazem atletismo, dança contemporânea e circo. Tudo aqui no CESA”, conta mãe da Vitória, de 10 anos, e da Viviane, de oito.

Atualmente mais de três mil estudantes integram o projeto e a ideia é torná-lo disciplina obrigatória na grade curricular escolar, contribuindo ainda mais para a formação dos alunos andreenses.

Por Carla Escaleira, da Agência PT de Notícias