Sem anistia: “A verdadeira disputa nós precisamos fazer na rua”, convoca Lucinha Barbosa

Em entrevista ao Jornal PT Brasil desta quarta-feira (20), a secretária Nacional dos Movimentos Populares do PT falou sobre os atos em defesa da democracia em todo o país no próximo sábado (23)

Reprodução

Ato dia 23: "A verdadeira disputa nós precisamos fazer na rua", convoca Lucinha Barbosa. Foto: Reprodução

O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT) convoca todos os diretórios e dirigentes estaduais para a mobilização nacional em defesa da democracia no próximo sábado, dia 23. O ato foi tema do Jornal PT Brasil nesta quarta-feira (20), que contou com a participação da secretária Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT, Lucinha Barbosa.

A secretária convocou a sociedade brasileira para participar das manifestações, falou sobre a participação do partido nos movimentos populares e destacou a importância da luta contra o neofascismo no país.

“A verdadeira disputa nós precisamos fazer na rua. Nós, do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, fazemos parte de grandes frentes, que é a Polo Sem Medo, a Frente Brasil Popular e o Fórum das Centrais. Então já tem acontecido diversas reuniões, desde o início do ano, nessa provocação da gente fazer convocações de rua, porque este é o espaço de disputa contra o neofascismo. Esse ato 23 é em cima dessa construção e, lógico, com as três grandes pautas, que é a defesa da democracia, sem anistia aos golpistas e pela punição dos golpistas, que desestabilizaram todo o processo democrático e cometeram crimes contra a vida humana”, enfatizou.

As Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo convocaram o Dia de Mobilização Nacional, que tem como bandeiras de luta a defesa da democracia, contra o golpe e a ditadura, pela não anistia aos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023 e contra o genocídio na Palestina.

Leia mais: PT convoca diretórios e dirigentes para somar forças na mobilização do dia 23

Governo bolsonarista

Lucinha lembrou sobre os quatro anos do governo bolsonarista, que promoveu diversos atos e ações de desestabilização do estado democrático de direito e inúmeros crimes. “Foram atos pesados, premeditados contra as instituições e a vida humana”.

“Marielle é uma das figuras emblemáticas dessa sequência de atos e ações e o próprio processo do Covid, no momento onde o estado brasileiro deveria tomar conta da população, resguardar e prevenir, o próprio estado sobre a figura da presidência da república ordenou diversos crimes que acabou acontecendo. Então, foram diversos atos sucessivos de desestabilizar e isso culminou no 8 de janeiro, que foi o ápice, eu acredito, para o mundo todo e para o Brasil que de fato houve uma tentativa de golpe neste nosso país. Se a gente não tivesse um processo democrático bem fincado, bem estabelecido, se a população brasileira não tivesse nas eleições decidido por um outro projeto e não esse projeto de morte, nós estaríamos em outro patamar hoje”, lamentou.

Assista a íntegra da entrevista do Jornal PT Brasil com a secretária Lucinha:

“Sem punição, a ameaça continua” 

A deputada federal e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT/PR), também convocou em suas redes sociais o povo brasileiro para participar do ato e alertou que, “sem punição, a ameaça golpista continua”. A parlamentar defende a necessidade de processar, julgar e punir golpistas por seus crimes.

“É o nosso Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Democracia. Golpe nunca mais, sem anistia. Consulte aí na sua cidade onde será o ato. Pegue sua bandeira e vá participar. A Defesa da Democracia depende de nós, da nossa mobilização e da nossa força”.

Leia aqui a íntegra do ofício enviado aos diretórios e dirigentes estaduais do PT

Dia de Mobilização Nacional

Veja abaixo a relações dos principais atos convocados e já confirmados pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo para o próximo dia 23 de março. A relação será atualizada a cada nova confirmação. Acompanhem aqui.

Confira as cidades, locais e horários:

AL – Maceió – Calçadão do Comércio | 9h
BA – Salvador – Largo do Pelourinho | 15h
CE – Fortaleza – Praça do Ferreira | 8h30
DF – Brasília – Praça Zumbi dos Palmares | 16h
ES – Vitória – Praça Vermelha | 9h
GO – Goiânia – Coreto da Praça Cívica | 22/03 às 14h
MA – São Luis – Praça Deodoro | 9h
MG – Belo Horizonte – Praça Afonso Arinos | 9h
MS – Campo Grande – Praça do Rádio | 9h
PA – Belém – Escadinha do Cais | 9h
PB – João Pessoa – Praça da Lagoa | 15h
PE – Recife – Praça do Derby | 10h
PR – Curitiba – Praça Santos Andrade até Boca Maldita | 9h
RJ – Rio de Janeiro – Uruguaiana com Presidente Vargas | 10h
RR – Boa Vista – Praça Germano Sampaio (Pintolândia) | 17h
RS – Porto Alegre – Largo Glênio Peres | 15h
SC – Florianópolis – Em frente a Catedral | 22/03 às 16h
SP – Osasco – Calçadão em frente ao Shopping | 13h
SE – Aracaju – Em frente a Deso | 22/03 07h
SP – São Paulo – Largo São Francisco | 15h

🇵🇹 Portugal – Lisboa – Praça Luís de Camões | 10h30*

AJUDE A CONSTRUIR O MAPEAMENTO DOS ATOS

Vem aí o Dia de Mobilização Nacional: Contribua com o mapeamento dos Atos que vão acontecer em todo o Brasil no próximo dia 23/03.

Sua cidade vai participar dessa mobilização?

Deixe aqui as informações como Local e Horário.

Organização: Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo.

Ouça o boletim da Rádio PT:

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast