“Sem golpe, sem anistia e sem misoginia”: Gleisi convoca militantes para atos do 8M

“Dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, estaremos na Paulista para lutar pelos nossos direitos, para fortalecer a democracia e pelo cessar fogo na faixa de Gaza”, convida Gleisi. Confira onde serão os atos em todas as capitais do país

Divulgação

Gleisi: em defesa da democracia, atos em todo o país nesta sexta-feira (8)

“Sem golpe, sem anistia e sem misoginia” será o lema dos atos organizados pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT pelo Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira (8) em todas as capitais brasileiras.

“Dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, estaremos na Avenida Paulista a partir das 17 horas para lutar pelos nossos direitos, para fortalecer a democracia e pelo cessar fogo na faixa de Gaza. Compareça!”, convidou a presidenta do Partido dos Trabalhadores, deputada federal Gleisi Hoffmann, em vídeo postado nas redes sociais do PT.

Acesse o calendário atualizado de mobilização em todo o país, com os locais e horários aqui.

As manifestações terão a participação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), sindicatos e movimentos da sociedade civil em defesa das mulheres, da democracia, por igualdade salarial e contra todos os tipos de violência.

Nas redes sociais, parlamentares do PT convidam para as atividades. Gleisi Hoffmann divulgou, em suas redes, vídeo chamando para o ato em Curitiba, às 17 horas, na praça Santos Andrade.

“Ocuparemos nossa Curitiba! Na pauta estão a garantia de acesso justo das mulheres a serviços básicos de saúde, segurança, comida na mesa e direitos iguais, além do combate à violência, como o feminicídio. Resistência é palavra feminina. Vamos para a rua!”, escreveu Gleisi.

Precisamos celebrar conquistas e lutas, diz governadora

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, chamou para a união de forças no 8 de março. “Vamos celebrar juntas as conquistas e lutas das mulheres. O ato solene será às 9 horas na Escola de Governo e à noite, a partir das 19h30, teremos os shows no teatro Alberto Maranhão, com a entrada gratuita. Juntas somos mais fortes”, destacou a governadora em suas redes.

Natália Bonavides, deputada federal do PT-RN, também deu o recado em suas plataformas. “Simbora ocupar Natal? Dia 8 de março, na Cidade Alta, a mulherada natalense vai se juntar e fazer ecoar a nossa luta por direitos, justiça e dignidade. Juntas somos mais fortes!”, destacou.

Em postagem com convite para atos em várias cidades mineiras além de Belo Horizonte, como Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros entre outras, a deputada Dandara Tonantzin (PT-MG), ressaltou que o 8M é dia de ocupar as ruas em defesa da vida das mulheres e da democracia.

“É um dia de lembrar a luta das nossas ancestrais e valorizar aquelas que estão conosco nas trincheiras da vida. Mulheres fortes, que correm pelos seus, debatem e buscam por um lugar melhor para viver e por mais direitos”.

A democracia é feminina

A retomada do Ministério das Mulheres garante um clima melhor para as comemorações do 8 de março deste ano, de acordo com a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ).

“É mais proteção para todas nós. Esse 8 de março é mais do que especial!”, postou a deputada em suas redes sociais. Em vídeo, ela fala das políticas públicas e dos projetos de lei no Congresso Nacional para dar mais proteção às mulheres e garantir seus direitos.

“Em defesa da democracia. Aliás, a democracia é feminina”, assinalou Benedita ao convidar para o ato na Candelária no Rio a partir das 16 horas.

“Sem anistia para os golpistas de ontem e de hoje, por democracia e contra as privatizações. Por emprego e comida no prato, por justiça social e ambiental. Pelo fim do genocídio negro, indígena e palestino”, enfatizou Benedita.

Mulheres na linha de frente na defesa de direitos

Em entrevista ao Jornal PT Brasil desta quarta-feira (6), a secretária nacional de mulheres convidou a militância para os atos do 8M.

“Vamos às ruas em uma grande mobilização em que se reúne os movimentos de mulheres e feministas do país. Estamos com mobilização em todos os estados, e temos um mapa organizado pelas secretárias estaduais, que começaram a se reunir desde dezembro para preparar o 8 de março”, afirmou a secretária.

“Quero convidar todas as companheiras para conferir onde será o ato no seu estado, pegar o seu cartaz e ir! Porque só nós na linha de frente é que poderemos defender aquilo que a gente acredita”, ressaltou Anne.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast