Simone Tebet apoia Lula: “Reconheço nele o seu compromisso com a democracia e a Constituição”

Em coletiva, a terceira colocada nas eleições, Simone Tebet (MDB), anunciou o apoio a Lula afirmando que “o que está em jogo é muito maior do que cada um de nós”

Divulgação

Simone Tebet: “O que está em jogo é muito maior do que cada um de nós”. Foto: Divulgação

A senadora Simone Tebet (MDB), que recebeu 4.915.423 votos no primeiro turno das eleições presidenciais e ficou em terceiro lugar, anunciou, na tarde desta quarta-feira (5) apoio ao ex-presidente Lula no segundo turno.

Durante coletiva, Tebet enfatizou que “o que está em jogo é muito maior do que cada um de nós”. “Depositarei nele (Lula) o meu voto, pois reconheço nele o seu compromisso com a democracia e a Constituição. O que desconheço no atual presidente”.

Tebet destacou que o Brasil de Bolsonaro promove o ódio e desavenças. Além disso, falou sobre a negação do seu desgoverno em relação à pandemia da Covid-19 e sobre a substituição de livros por armas nas escolas.

“Nos últimos quatro anos, o Brasil foi abandonado na fogueira do ódio e das desavenças. A negação atrasou a vacina, a arma ocupou o lugar dos livros. A iniquidade fez curvas a esperança. A mentira feriu a verdade”, afirmou Tebet. “Por tudo isso […], depositarei nele [Lula] o meu voto”.

Após participar de reunião na qual recebeu apoio de governadores e senadores eleitos e em exercício, o ex-presidente Lula agradeceu o apoio. “A companheira Simone acaba de lançar o manifesto dela. Um manifesto bom, um manifesto em que ela faz as críticas que fez na campanha. Um manifesto que apresenta cinco propostas para serem colocadas no programa de governo e eu acho muito importante que seja assim”, disse.

Sugestões para governo de Lula

Mais cedo, Tebet almoçou com Lula na casa da ex-prefeita Marta Suplicy, em São Paulo, e sugeriu cinco propostas para o programa de governo do ex-presidente. Ela citou as propostas durante a coletiva de imprensa.

Confira:

1 – Educação – ajudar a zerar as filas de crianças entre 3 e 5 anos e implantar o ensino médio técnico, com poupança de 5 mil reais para quem finalizar o ensino.

2 – Saúde – zerar filas de exames, consultas e cirurgias.

3 – Endividamento das famílias – resolver o endividamento familiar para quem ganha até três salários mínimos.

4 – Sancionar lei que iguale salários entre homens e mulheres que desempenham, com currículo semelhante, o equivalente às mesmas funções.

5 – Ministérios plurais, com homens e mulheres e pessoas com deficiência. Todos tendo como requisitos a competência e a ética.

Em conversa com a imprensa, Lula afirmou que as propostas são possíveis de serem incluídas no programa e revelou também vontade de que a senadora o acompanhe em viagens para estados que tenham candidatos do MDB no segundo turno.

“As reivindicações são totalmente possíveis de serem cumpridas no nosso programa. Acho que está tudo resolvido. Quero, inclusive, que a Simone viaje comigo. Nós temos candidaturas do MDB em alguns estados e é importante que ela esteja nesses comícios.”

Simone concluiu o pronunciamento de apoio à candidatura de Lula: “Meu apoio não será por adesão. É para um Brasil que sonho ser de todos, generoso, sem fome e sem miséria, com educação de qualidade, de reformas estruturantes, com comida mais barata, emprego e renda”.

“Quero finalizar dizendo que até 30 de outubro estarei na rua vigilantes. Minhas preces, por uma campanha de paz, disse a senadora.

Estiveram presentes no almoço, além de Lula, Tebet e Marta, Janja da Silva, o candidato a vice, Alckmin, o candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Da Redação, com site do Lula

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast