Sonhar não tem mais limites para jovens de Itabaiana

Estudantes se emocionam ao falar da gratidão que têm pelos programas de Lula e Dilma que permitiram que eles reescrevessem suas histórias de vida

Ricardo Stuckert

Em Itabaiana, Lula encontra-se com jovens que tiverem seus futuros mudados por seus governos

“A gente tem que prestigiar quem prestigia a gente!” É de forma concisa e pungente que o jovem itabaiano Adilson Junior, 23, define sua presença em ato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, indiretamente, uma das motivações por trás do projeto Lula pelo Brasil.

O ex-presidente tem viajado o Nordeste brasileiro com convidados para poder testemunhar, como já fez tantas vezes em sua história, a situação em que se encontra o Brasil.

Foi conversando com pessoas de todo o país que Lula pode construir programas tão importantes e que influenciaram tão profundamente a vida de brasileiros e brasileiras. E é justamente isso que ele está fazendo nesta nova etapa de um Brasil pós-golpe.

Como bem define Rogério Carvalho, presidente do PT-SE, o que o ex-presidente está fazendo é poder olhar nos olhos de cada um e cada uma.

“A maior força que Lula deu às famílias do Brasil foi quando empoderou as mulheres e levou a juventude às universidades. Temos o desafio de continuar sonhando com o país da esperança. Vamos continuar na luta porque o Brasil é de todos os brasileiros e brasileiras”, afirma.

A história do jovem Leonan ressoam e reforçam as palavras de Rogério Carvalho sobre a vida em Itabaiana. Nesta segunda-feira (21), Lula visitou a cidade, no interior do Sergipe, e recebeu o título de cidadão itabaianense.

Filho de uma mãe solteira que estudou apenas até a quinta série, Leonan tinha tudo para ser um garoto que, em governos passados, não veria um horizonte amplo e convidativo à sua frente. Mas encontrou em seu caminho as ideias de um certo pernambucano que não admite que nenhum jovem deixe de atingir os objetivos com que sonha.

“Eu não tinha nenhuma chance, mas com o Reuni e a interiorização das universidades, eu consegui entrar no meu curso. É com muita alegria que falo dos governos Lula e Dilma porque, enquanto nordestino e sergipano, vi a minha sociedade melhorar.”

“Vocês sabem que não é discurso, vocês sabem o que Lula fez aqui em Itabaiana. Ele fez aqui um campus da universidade para que o filho do povo tivesse acesso ao ensino superior e também porque ajuda a desenvolver a cidade e o agreste sergipano”, disse o vice-presidente do PT e coordenador da caravana, Marcio Macedo.

E o que Marcio diz é exemplificado pelas histórias dos estudantes que se manifestariam no ato minutos depois. Nas palavras de Leonan:

“Lula é um cidadão itabaianense porque Itabaiana se transformou graças a ele.  Antes, havia muita discrepância entre ricos e pobres, que não tinham acesso a educação. Com Lula, conseguimos uma universidade, um instituto federal, diversos lotes do Minha Casa, Minha Vida, os jovens empreendedores, cursos técnicos. Itabaiana reconhece e por isso recebeu Lula de braços abertos e com um sorriso no rosto.”

Adilson também viu seus sonhos crescerem a olhos vistos graças a Lula. “Hoje curso duas faculdades: Geografia na UFSE e Direito na Universidade Tiradentes. Numa, sou beneficiado pelo Fies. Na outra, pelas cotas. Por isso, agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade e a Lula pelas políticas educacionais que implantou”, conta.

A Agência PT esteve no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Lagarto, na tarde desta segunda-feira, com a caravana #LulaPeloBrasil e ouviu estudantes de medicina que estudam e vivem na região. Saiba um pouco sobre essa experiência.Acompanhe a cobertura completa da Agência PT de Notícias: http://bit.ly/aovivolulapelobrasil #LulaEmSergipe #LulaPeloBrasil

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Segunda, 21 de agosto de 2017

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe, no campus localizado na cidade, Érica pôde não só entrar na Universidade, como adquirir experiência em sua área ainda na faculdade.

“Eu não me recordo de alguém ter tido essa oportunidade de trabalhar e ter auxílio. Esse auxílio ajuda muitas pessoas a fazer curso superior, e isso é maravilhoso, porque contribui para um Brasil que tenha pessoas com formação, que sejam pessoas que tenham dignidade, que possam fazer parte e se tornar um cidadão critico de fato.”

É por isso que ela se emociona – e muito – ao ver Lula caminhando por sua terra. “Lula é uma pessoa esplêndida. Não vejo outros líderes que chegam junto de seu povo como ele chegou.”

Um retrato do que foi a revolução promovida pelos governos do PT é a jovem Camila Oliveira. “Eu nasci na zona rural do município de Itabaiana, que fica no interior de Sergipe, o menor estado do país”, enumera.

Mas, para ela, essas questões já não foram determinantes na construção de seu futuro. Isso porque, aos 5 anos de idade, viu chegar à presidência Luis Inácio Lula da Silva. Já morando na cidade, a filha de pedreiro passou a ser beneficiária do Bolsa Família. Participou do projeto Parlamento Juvenil do Mercosul e representou seu estado em países como Colômbia, Argentina, Paraguai e Uruguai.

“Era uma coisa inimaginável para mim, filha de pedreiro nascida em Itabaiana. Hoje, estou me formando em jornalismo e quero estudar outro programa do PT, o Mais Médicos. Todas as histórias sobre isso me emocionam.”

Se outras legendas têm medo de ir até o povo e conversar olhos nos olhos, o PT tem orgulho de olhar para as pessoas e receber a gratidão por ter feito sonhos se tornarem realidade.

Por Clarice Cardoso, enviada especial ao Nordeste com a caravana Lula pelo Brasil, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast