STF deu lição naqueles que querem atalho para chegar à Presidência, diz Viana

Para senador, discurso da presidenta Dilma na CUT reforçou que ela é uma pessoa honrada, honesta, batalhadora, que tem um profundo respeito pela Constituição e pelas leis

Jorge Viana (PT-AC)

Em discurso na tribuna na tarde desta quarta-feira (14), o senador Jorge Viana (PT-AC), primeiro vice-presidente do Senado, destacou a relevância dos embates travados no dia anterior entre a bancada petista na Casa e senadores tucanos. Ele observou que apesar de o momento que o País vive ser “nervoso”, as coisas tendem a seguir um curso dentro da lei e menos por meio de atalhos ou de artimanhas.

“Espero que as lideranças da oposição na Câmara tomem juízo, assumam o papel de oposição, e não o papel que fica transparecendo, de procurar encontrar meios ilegais de atingir a presidenta Dilma Rousseff”, afirmou.

Jorge Viana destacou o discurso que Dilma fez ontem à noite na abertura do encontro da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo, demonstrando o que ela é na realidade, uma pessoa honrada, honesta, batalhadora, que tem um profundo respeito pela Constituição e pelas leis.

“Contra ela não há uma única acusação. Não podemos misturar as coisas. O Supremo botou um prego bem posicionado nessa questão do impedimento e espero que isso sirva de lição para todos que açodadamente estavam procurando um atalho para se desviar daquilo escrito na Constituição”, disse.

Novo Índice – O senador também falou em seu discurso sobre sua participação em evento do Centro de Liderança Pública que marcou o lançamento de um novo índice, destinado a avaliar a educação no Brasil – o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). Criado a partir de dados do Censo Escolar, do Censo Populacional e de avaliações oficiais do Ministério da Educação, seu objetivo é identificar o quanto que a cidade em que se mora influencia a aprendizagem e a trajetória escolar de cada criança. O IOEB varia numa escala de um a dez e foi desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho e pela Fundação Lemann.

As duas fundações identificaram as capitais que construíram um ambiente que recepciona bem as crianças, a partir de uma escola, de professores treinados, de uma boa direção e uma boa gestão. Resultado: São Paulo recebeu 4,8, de uma escada de um a dez. Curitiba ficou em segundo e Belo Horizonte em terceiro. Rio Branco ficou na sétima posição, indicando a criação de melhores condições para a aprendizagem das crianças. “É a primeira vez que se tenta medir e comparar as necessidades que cada local proporciona às suas crianças”, destacou.

O bom resultado obtido por Rio Branco decorre de políticas adotadas quando Jorge Viana era governador, porque construiu um número recorde de escolas infantis. “Isso começou no meu governo, seguiu no de Binho, com o Angelim e Tião Viana, graças também ao trabalho da presidenta Dilma. O resultado é fantástico e está vindo. Demonstra que estamos no caminho certo e o Acre está plantando a boa semente, fazendo da educação a prioridade”, afirmou.

Do PT no Senado