SUS garante imunização de 3,2 milhões de brasileiros com vacina contra a dengue

Com a chegada de 750 mil doses, país torna-se pioneiro na oferta do imunizante. “Todas as doses disponibilizadas pelo laboratório foram adquiridas, 1,3 milhões delas sem custos, totalizando 6,4 milhões de doses até novembro”, diz Nísia Trindade

Divulgação/Takeda

Em 2024, o público-alvo serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, segundo o Ministério da Saúde

As primeiras doses da vacina contra a dengue chegaram ao Brasil no sábado (20) e devem imunizar 3,2 milhões de brasileiros e brasileiras neste ano. 

O Brasil é o primeiro país a oferecer a vacina contra a dengue pelo sistema público universal. O governo Lula recebeu 750 mil doses do imunizante Qdenga, oferecidas pelo laboratório japonês Takeda Pharma.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao todo, o Brasil vai receber este ano 6 milhões e 400 mil doses de vacinas, conforme a capacidade de produção e entrega do laboratório.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil receberá ainda cerca de 600 mil doses gratuitas do laboratório, totalizando 1,32 milhão de vacinas. 

O ministério afirma que uma segunda remessa, com 570 mil doses, deve chegar ao Brasil em fevereiro. Será necessário a aplicação de duas doses, com intervalo mínimo de 90 dias entre elas.

Além dessas doses, o governo Lula deve receber neste ano 5,2 milhões de doses – que, de acordo com a previsão informada pela empresa, serão entregues ao longo do ano, até o mês de novembro.

Decisão da inclusão da vacina

O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023. A inclusão foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

Aprovada pela Anvisa em março do ano passado, a vacina japonesa está disponível em clínicas privadas desde julho. O imunizante pode ser aplicado em pessoas de 4 a 60 anos de idade para prevenir a dengue, independentemente da exposição anterior à doença e sem necessidade de teste pré-vacinação.

A vacina é composta por quatro sorotipos distintos. O imunizante utiliza a tecnologia de vírus atenuado, em que a vacina traz o vírus da dengue modificado de forma a infectar, mas não causar a doença. No esquema de duas doses com intervalo de 90 dias, a vacina teve eficácia de 80,2% contra a dengue, com período de proteção de 12 meses após o recebimento da segunda aplicação.

A coordenadora do Setorial Nacional de Saúde do PT, Eliane Cruz, comemora a iniciativa brasileira.

“O Brasil dá um grande passo na proteção da população diante de tantos casos de dengue que fragilizam a saúde da nossa população. A dedicação do governo brasileiro e do Ministério da Saúde, sob a gestão de Nísia Trindade, afirma o Programa Nacional de Imunização (PNI), com a incorporação da vacina contra da dengue”.

Epidemias de dengue

Nísia Trindade ressalta que há 43 anos,o Brasil sofre com frequentes epidemias de dengue. “É o que nós vivemos hoje em muitas cidades do país. Existem recursos de ciência, tecnologia para fazer frente a esse problema e melhor cuidar da população. Entre as tecnologias e medidas para a proteção da população, temos a vacina. E a vacina para dengue foi recentemente incorporada pelo Ministério da Saúde ao seu Programa Nacional de Imunizações”.

Público-alvo

Em 2024, o público-alvo serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. De acordo com o MS, essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A previsão é que as primeiras doses sejam aplicadas no próximo mês, em fevereiro.

Leia mais: Vacina contra dengue para grupos prioritários chega ao SUS a partir de fevereiro

As vacinas serão destinadas a municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior que 100 mil habitantes.

Nos próximos dias, o Ministério da Saúde vai divulgar  a lista dos municípios e a estratégia de vacinação. 

Leia mais: Orçamento do povo: saúde é a terceira prioridade do PPA do governo Lula

Da Redação, com informações da Agência Brasil 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast