Tatto, sobre tarifa zero em todo o Brasil: “Um sonho pode se tornar uma realidade”

Governo Lula inicia estudos para reduzir ou eliminar tarifas de ônibus em todo Brasil. Ao site do PT, Jilmar Tatto, coordenador da Frente Parlamentar da Tarifa Zero, afirmou que momento é propício para debate avançar

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Jilmar, ao lado do presidente Lula: "O governo federal precisa entrar na pauta da tarifa zero"

O presidente Lula solicitou à equipe econômica do governo federal que estude a viabilidade de reduzir ou eliminar as tarifas de ônibus em todo o Brasil. De acordo com o jornal Valor Econômico, Lula pretende reavaliar uma proposta apresentada, em 2012, pelo hoje ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à então presidenta Dilma Rousseff.

A ideia previa, à época, zerar as passagens por meio de um subsídio cruzado: uma taxa de R$ 1 por litro de gasolina para financiar a gratuidade nos ônibus coletivos urbanos. Dessa maneira, o transporte público seria custeado pelo individual privado, sob modelo socioambiental de redução gradual do preço da tarifa.

Lula também deliberou sobre o tema com o deputado federal Jilmar Tatto (SP), coordenador da Frente Parlamentar da Tarifa Zero. Ele argumenta que o modelo atual de financiamento colapsou: tarifas mais altas encarecem o transporte, reduzem o número de passageiros e, com menos arrecadação, aumentam a pressão para novas elevações de preço, criando-se um círculo vicioso.

Conheça o site da Tarifa Zero clicando aqui.

Embora o deputado defenda a gratuidade universal, a equipe econômica de Lula considera alternativas como a gratuidade parcial, por exemplo, aos domingos e feriados, mas com foco, principalmente, nos trabalhadores e nas trabalhadoras.

Sistema nacional de mobilidade

Ao site do PT, nesta terça-feira (16), Tatto disse que a exclusão social é outra questão grave, porque compromete o direito de ir e vir da população. “Depois da pandemia, mais de 40% das pessoas deixaram de fazer viagens no sistema de transportes coletivos. Isso é um problema crônico”, observou.

“E, felizmente, agora, conversando com o presidente Lula, ele entendeu que o governo federal precisa também entrar nessa pauta, precisa ajudar os municípios, no sentido de implantar a tarifa gratuita, a tarifa zero, no sistema de transportes”, prosseguiu.

Ainda segundo o deputado, isso já é realidade em 138 municípios do Brasil. “A tarifa zero, ela pode funcionar em cidades grandes, cidades médias e cidades pequenas”, avalia.

“Cabe ao PT fazer esse debate e a gente ajudar o governo federal com propostas concretas, bem como viabilizar o recurso disso e o funcionamento disso. Criar um sistema nacional de mobilidade, um sistema único de mobilidade”, resumiu Tatto.

Impacto sobre o IPCA

A Terra Investimentos contabilizou que a gratuidade do transporte público aos finais de semana impactaria diretamente o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No caso de ônibus urbanos, a redução seria de 0,11 ponto percentual aos domingos e de 0,28 ponto percentual se incluísse também os sábados.

Com a gratuidade estendida a metrôs e trens, a queda no IPCA ficaria em 0,12 ponto percentual aos domingos e em 0,31 ponto percentual aos sábados e domingos.

Algumas das regiões metropolitanas consideradas no índice dispõem da gratuidade aos domingos, como São Paulo, Brasília, Belém e Vitória, enquanto que Curitiba adota meia tarifa. Tais fatores foram levados em consideração nessas estimativas.

Da Redação, com informações do Valor Econômico

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