Temer escapa de denúncia, mas sai enfraquecido de votação

Após negociações escancaradas por votos, denúncia é arquivada na Câmara; deputados do PT esperam novas denúncias e reforçam enfraquecimento da base

Gustavo Bezerra/PT na Câmara

Votação em plenário da denúncia contra Temer

Por 263 a 227 votos, os deputados aceitaram o relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) que pedia a rejeição e arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB). A votação foi marcada pela compra aberta de votos, por meio de emendas parlamentares, projetos de leis e cargos. Participaram da sessão 492 parlamentares; 19 estavam ausentes e houve 1 abstenção.

Apesar da vitória, a avaliação dos petistas é que Temer saiu enfraquecido da votação. Os deputados do PT votaram não ao relatório em unanimidade, pedindo o prosseguimento da denúncia.

Durante o dia, em sinal de protesto, parlamentares caminharam pelo hall e foram até o plenário com faixas pedindo a saída do usurpador e malas, com notas faltas, simbolizando a apreensão de R$ 500 mil que estavam sob a guarda do suplente de deputado Rocha Loures que seriam destinados a Temer, segundo denúncia da Procuradoria. Temer é acusado pela PGR de de ter recebido propina dos donos da JBS.

Segundo deputados do PT, a troca de favores ocorreu no próprio Plenário durante toda a quarta-feira (2). Dez ministros de Temer foram exonerados de seus cargos para votar. Segundo a deputada Margarida Salomão (PT-MG), os ministros não só compareceram para votação , mas também para continuar a compra de votos.

“É uma vergonha, eles estão aqui de maneira descarada acertando a liberação de emendas e cargos sem nenhum tipo de constrangimento. Algo jamais visto”, afirmou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

“Eles estão jogando pesado”, afirmou Margarida Salomão.“Se um ministro do PT fosse visto, seria https://www.facebook.com/assiscarvalho.pt/videos/842259392590411/preso. Aqui não”, diz. Para ela, essa postura fisiológica foi naturalizada.

A estratégia da oposição foi obstruir a votação, para adiá-la até o final do dia. A ideia era permitir que a população pudesse acompanhar as falas de cada deputado após o horário comercial.

“Em um primeiro momento, o nosso esforço foi de poder conscientizar a sociedade sobre a importância de dar prosseguimento a essa investigação”, diz ele.

Deputados do PT lembraram que, em breve, novas denúncias serão feitas e Temer não conseguirá se safar nas próximas vezes.  “Isso é apenas uma batalha, terão outras denúncias, outras propostas de investigação”, afirmou Pimenta.

“Vamos perseverar que Temer precisa ser investigado. Há provas robustas. A Polícia Federal arrolou provas de corrupção passiva”, lembrou o deputado Afonso Florence (PT-BA).

“Os deputados que ainda apoiam o Temer estão envergonhados. Sabem que estão ao lado de um governo podre, corrupto, ilegítimo e rejeitado pela maioria da população”, afirmou Zeca Dirceu (PT-PR).

Veja repercussão nas redes sociais:

Publicado por Gleisi Hoffmann em Quarta-feira, 2 de agosto de 2017

TEMER SE LIVROU DAS INVESTIGAÇÕES COMPRANDO DEPUTADOSTemer, como sempre, atenta contra o Brasil. Para salvar sua pele,…

Publicado por Paulo Teixeira em Quarta-feira, 2 de agosto de 2017

O VOTO PELA DEMOCRACIAO meu voto representou 93% d@s brasileir@s. Fiz o que meus eleitores e eleitoras esperavam de mim quando me elegeram.Votei para que Temer seja investigado. Votei contra as reformas golpistas que detonam os direitos trabalhistas, cortam os investimentos sociais e desmontam a previdência.Eu sei que estou estou no lado certo da História.A luta continua sempre!#ForaTemer #InvestiguemTemer #NenhumDireitoAmenos #DiretasJá

Publicado por Assis Carvalho em Quarta-feira, 2 de agosto de 2017

"Em respeito ao povo de São Paulo, pelo dignidade do povo brasileiro, eu voto CONTRA o relatório do PSDB, eu voto NÃO", disse o deputado na votação que definiu o futuro político de Temer.Por 263 a 227 votos, os deputados aceitaram o relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) que pedia a rejeição e arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB). Participaram da sessão 492 parlamentares; 19 estavam ausentes e houve

Publicado por Vicente Cândido em Quarta-feira, 2 de agosto de 2017

SÓ O POVO PODE MUDAR NOSSA HISTÓRIA!A LUTA CONTINUA!

Publicado por Deputado João Daniel em Quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Deputado José Airton Cirilo no plenário nesta quarta-feira (2) na sessão votação sobre denúncia contra TemerSr. Presidente, nós vivemos um momento de extrema tristeza para o nosso País e para o mundo, porque o Brasil se tornou uma potência referência internacionalmente. Infelizmente, contra uma Presidente honesta e correta cometeram um golpe parlamentar. Nós sabemos que nós temos que passar o Brasil a limpo. Para passar o Brasil a limpo é preciso investigar. Por isso, Sr. Presidente, eu voto contra o relatório porque eu quero a investigação.

Publicado por José Airton Cirilo em Quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Confira como votou a bancada cearense na denúncia contra Temer.

Publicado por Luizianne Lins em Quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Da Redação da Agência PT de Notícias