Temer nomeia grileiro para diretoria de desapropriação do INCRA

Clóvis Figueiredo Cardoso foi réu por grilagem, apontado pelo Ministério Público como parte de um esquema que fraudava a desapropriação de terras

Sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) Foto: Wilson Dias/ABr

O usurpador Michel Temer nomeou suspeito de grilagem para ser o novo diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A nomeação do advogado e presidente do PMDB de Cuiabá (MT) Clóvis Figueiredo Cardoso, apontado pelo Ministério Público como parte de um esquema que fraudava a desapropriação de terras, foi publicado nesta segunda-feira (9), no Diário Oficial da União.  E é justamente a área de desapropriação de terras que estará sob seu comando.

O escândalo ficou conhecido no Mato Grosso como “a farra com terras da União”, quando ao menos sete processos de desapropriação de fazendas para a reforma agrária foram investigados à época. Ao todo, 30 pessoas foram condenadas no caso, mas não Cardoso.

Em um dos casos, o esquema consistiu em fraudar os limites da fazenda que seria desapropriada, para abranger também terras devolutas. Ou seja, de propriedade da União.

Em outro caso, terras desapropriadas pelo Incra foram depois vendidas a particulares por valores muito abaixo do que realmente valiam, segundo o Ministério Público.

Criado em 1970, o Incra é o órgão federal responsável pela reforma agrária, desapropriando terras e destinando-as ao assentamento de pequenos agricultores, além de promover a organização e assistência aos assentamentos rurais.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Poder 360

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast