Temos que dar aula de democracia nas ruas, diz estudante em Fortaleza
Em ato contra o golpe parlamentar que destituiu a presidenta eleita Dilma Rousseff, jovens da capital do Ceará tomam praça e exigem a volta da democracia
Publicado em
No fim da tarde desta quarta (31), uma multidão de jovens tomou a Praça da Gentilândia, no bairro Benfica, em Fortaleza (CE), para se opor ao golpe parlamentar contra a presidenta eleita Dilma Rousseff.
Sob gritos de “fora, golpista”, os estudantes promoveram uma manifestação barulhenta, colorida e com muita energia de luta. Vários ativistas sociais tomaram o microfone e discursaram contra o impedimento de Dilma à margem da lei, já que a presidenta não cometeu nenhum crime de responsabilidade.
Entre as entidades presentes estavam a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), o PT, o PCdoB e diversos movimentos sociais ligados à juventude.
“Nós temos que dar uma aula de democracia para esses golpistas. E temos que dar essa aula nas ruas”, conclamou a estudante Nerice Carioca.
A diretora de Direitos Humanos da UNE, Mariana Lacerda, disse temer pelos retrocessos que o governo golpista pode trazer aos estudantes universitários.
“Os estudantes que entraram nas universidades por meio das políticas dos governos Lula e Dilma vão agora ter seus direitos de permanecer na universidade cerceados, não vão ter a confiança que essas políticas permanecerão”.
Ela prometeu, ainda, resistir ao golpe.
“Nós da UNE vamos convocar uma jornada de luta para o dia 11 de setembro. Estamos marcando diversas manifestações nas universidades do Brasil todo”.
A manifestação percorreu as ruas do bairro. Muitos motoristas, em vez de irritados, se mostraram solidários aos ativistas. A organização prometeu organizar novos atos na capital do Ceará.
Juventude de Fortaleza grita: FORA TEMER!
A juventude cearense foi às ruas de Fortaleza protestar contra o golpe. Na noite desta quarta-feira estão acontecendo ainda atos em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, entre outras capitais brasileiras. Todos contra o golpe de Michel Temer.Assista e compartilhe! 🙂
Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quarta, 31 de agosto de 2016
Por Bruno Hoffmann, da Agência PT de Notícias